Neste Papo Rápido, Larissa Ramos fala sobre Técnicas de Resolução de Conflitos.

Os conflitos são o tipo de situação que a maior parte das pessoas tentam evitar mas que muitas vezes acabam acontecendo dentro de um ambiente de trabalho. Em uma equipe, eles são ainda mais suscetíveis de ocorrerem devido a atmosfera de pressão e alta demanda que muitas vezes engloba esse meio. Por esta razão, o gestor precisa saber lidar diretamente com os conflitos, tendo em vista que eles podem acontecer a qualquer momento.

Por isso, o melhor é que o líder tente evitá-los através da adoção de algumas técnicas básicas, como as mencionadas a seguir:

1) CRIE UMA BOA ATMOSFERA DE TRABALHO

Uma equipe costuma lidar de forma constante com prazos e um tempo reduzido para concluir suas tarefas, portanto, para tentar amenizar esse ambiente de pressão e cobranças, a melhor alternativa é apostar em uma atmosfera de trabalho tranquila e agradável sempre que possível. Para isso, uma boa opção seria adotar intervalos durante o expediente para que os funcionários possam relaxar a mente por alguns instantes.

2) TENHA EMPATIA E SAIBA OUVIR A TODOS OS LADOS

Caso a situação evolua de fato para um conflito, é essencial que o líder possua o dom da empatia para conseguir compreender perfeitamente a situação. Dessa forma, é possível se colocar no lugar das outras pessoas e entender melhor as suas razões dentro de um determinado cenário. Além disso, para conseguir ser justo e lidar com o problema de forma contundente, é preciso ouvir com atenção a todos os lados envolvidos no conflito antes de tomar qualquer decisão.

3) ESTIMULE O DIÁLOGO E UM AMBIENTE COMPARTILHADO

Promover o diálogo dentro de time fará com que os envolvidos se sintam mais livres para expressar as suas ideias e, até mesmo, as suas divergências de pensamento. Para colocar esse técnica em prática, é simples, basta que o gestor dê voz ativa a sua equipe e esteja disposto a ouvir e debater ideias.

4) LIDE COM O CONFLITO RAPIDAMENTE SEM DEIXÁ-LO PARA DEPOIS

Em algum momento, por melhor que seja o local de trabalho, um conflito vai acabar acontecendo, e nessa hora é essencial que o líder saiba agir de forma rápida, logo ao perceber que o problema existe. Muitos líderes, ao assumirem que o problema se resolverá sozinho sem qualquer intervenção, acabam contribuindo para que ele tome dimensões cada vez maiores.

5) APRENDA COM OS ERROS DO PASSADO PARA NÃO COMETÊ-LOS DE NOVO

Caso já tenham tido conflitos anteriores que geraram problemas e não foram resolvidos da forma como deveriam ter sido, um bom gerente é capaz de dissecá-los e identificar em quais pontos errou para que assim, aprimore suas técnicas e consiga resolver esse tipo de situação mais facilmente nas próximas vezes.

Lembre-se, um bom líder não é aquele que não erra nunca, e sim aquele que consegue tirar boas lições com os seus erros para que eles não voltem a ser cometidos no futuro.

Assista ao vídeo. =D