O processo de gerenciamento de risco é essencial para qualquer projeto que quer ter vida longa. É através dele que se consegue ampliar as chances de sucesso e, por outro lado, diminuir as chances de fracasso de um negócio. Mas você sabe o que é risco em um projeto?

Os riscos são aquelas hipóteses que, caso tornem-se realidade, podem ter impacto negativo ou positivo no negócio. Pode-se dizer que existe o risco ruim, mas, em contrapartida, também existe o risco bom – os positivos são interpretados como oportunidades e os negativos como ameaças. E saber gerencia-los é fundamental.

O primeiro passo é planejar esse gerenciamento dos riscos, ou seja, determinar uma maneira de conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto. Feito isso, é possível começar a identifica-los – definir quais são os riscos existentes que podem afetar o projeto e registrar, detalhadamente, suas características.

É importante, durante o processo, fazer uma análise qualitativa e quantitativa. A qualitativa refere-se à avaliação das probabilidades do projeto a ser atingido por cada risco, desta forma, é necessário escolher quais serão analisados, de acordo com as maiores chances de sofrer algum impacto, bem como realizar a classificação desse impacto – de alto a baixo, por exemplo – em relação ao projeto em questão. Já a análise quantitativa trata-se dos efeitos numéricos que os riscos causarão, é o impacto em termos financeiros.

Feitas todas as análises de identificação e impacto, então, vem a elaboração do plano de respostas aos riscos. É o momento que se desenvolve alternativas e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto. Para que esse plano seja, de fato, efetivo, aconselha-se que cada solução pensada tenha um respectivo responsável e uma data limite para ser executada.

Ainda é preciso dedicar-se ao monitoramento e controle dos riscos, ou seja, fazer um controle contínuo da identificação de novos riscos, bem como da implantação das soluções propostas e a respectiva efetividade delas.

No processo de gerenciamento de riscos, algumas ferramentas são eficientes para um promissor desenvolvimento de todas as etapas. É o caso do sistema brasileiro Acelerato que, em uma de suas funcionalidades, trabalha com gestão de projetos online. Ele permite o atendimento eficiente de qualquer lugar e a qualquer momento, além do controle e gerenciamento prático de toda a equipe. Além disso o Acelerato é uma plataforma moderna e 100% em português.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
___________________________________
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui