Gestão de projetos: conheça a importância da liderança e dicas de como aprimorá-la

O sucesso de um projeto decorre de uma combinação de vários fatores que convergem para os mesmos objetivos. Contudo, a importância da liderança começa ainda na fase de planejamento das ações que futuramente serão executadas.

Qualquer que seja a formação do líder, existem algumas características que podem ser diferenciais. Sobretudo quando está em jogo sobressair frente aos demais concorrentes do mercado onde se atua.

Algumas pessoas possuem maiores habilidades em se tratando de liderança. A boa notícia é que é perfeitamente possível aprender como ser um líder. Isso decorre do fato de que as informações e, consequente as decisões a ser tomadas, serem constantemente renovadas, assim como ocorre no campo da tecnologia, por exemplo. O que valia em tempos passados, poderá não mais servir para projetos futuros.

Dessa forma, aprender de modo contínuo torna-se uma necessidade para todos os profissionais, principalmente para os líderes.

A importância da liderança na Gestão de Projetos

Qualidades fundamentais para a liderança em gestão de projetos

Aqueles que já conhecem a importância da liderança possuem certas qualidades. Por exemplo:

  • Torne-se visionário;
  • Valorize o poder da comunicação;
  • Organize-se desde o começo;
  • Saiba compreender as peculiaridades da equipe;
  • Desenvolva a capacidade de negociação;
  • Controle as próprias emoções;
  • Mantenha o ritmo durante todo o projeto;
  • Apure os resultados.

Agora, vamos nos aprofundar em cada um dessas qualidades:

Torne-se visionário

Pode parecer uma grande ambição, mas é algo que pode ser desenvolvido. Sobretudo conforme o gestor for adquirindo maior experiência em seu campo de atuação.

Para os iniciantes, trata-se de uma valiosa oportunidade para buscar conhecimento, o que pode ser conseguido tanto através da realização de estudos, quanto pela apurada observação da dinâmica de trabalho de outros profissionais no segmento.

Valorize o poder da comunicação

Nesse caso, procure ser o mais claro possível em suas comunicações. Assim como ocorre em qualquer organização, distorções na comunicação podem culminar na equipe enxergando a situação de modo equivocado. Para minimizar ou até mesmo impedir que isso ocorra, a clareza das ideias expressas deve partir do líder.

Organize-se desde o começo

Alguns líderes possuem ideias brilhantes e, apesar de terem grande potencial para a execução de projetos, acabam não conseguindo concluí-los com o êxito esperado. Embora alguns desses gestores possam não perceber, a desorganização tem grande influência sobre as causas de um possível mau desempenho.

Para solucionar tal questão, vale utilizar ferramentas como o Sistema Acelerato, que permite atendimentos rápidos e eficientes para qualquer lugar sempre que se desejar.

Saiba compreender as peculiaridades da equipe

Há algumas diferenças entre chefiar e liderar. De modo que o líder consegue ser até mesmo reconhecido entre pessoas que sequer chegaram a um posto de chefia, pois é alguém dotado, dentre outras coisas, da capacidade de influenciar positivamente os profissionais ao seu redor.

Numa mesma equipe pode-se encontrar pessoas dos mais variados tipos e é fundamental que se procure compreender como extrair o melhor da atuação de cada uma, delegando-lhes os corretos papéis dentro de cada projeto.

Chefe ou Líder? Conheça a diferença!
Desenvolva a capacidade de negociação

Em tempos passados, a vontade do líder era lei dentro do ambiente organizacional e isso era feito de uma forma muito rígida. Nos dias atuais, a autoridade não deixou de existir, havendo uma maneira mais racional e humanizada de se lidar com as tarefas que precisam ser realizadas.

O novo líder precisa ser alguém que saiba ser flexível e que, quando julgar necessário, consiga negociar seu posicionamento. A negociação, entretanto, não se limita apenas ao relacionamento com a equipe e se estende a agentes do mercado, como fornecedores, consumidores e etc.

Controle as próprias emoções

As pessoas não são como robôs, logo podem experimentar diversas emoções ao longo de um mesmo dia. Embora em algumas situações possa parecer quase impossível seguir em frente na execução de um projeto, principalmente quando se trata de alguém em posição de liderança diante de um cenário muito competitivo e exigente.

Saiba que as possibilidades são maiores de se sair vitorioso quando se procura manter o próprio equilíbrio.

Mantenha o ritmo durante todo o projeto

Quando se inicia a gestão de um projeto, o começo costuma ser onde se emprega grande energia nas tarefas. Ao longo do processo, no entanto, a liderança pode, por várias razões, perder um pouco de seu brilho. Isso interfere negativamente na obtenção dos objetivos traçados.

Embora um mesmo líder possa estar à frente de vários projetos, é importante manter o fôlego em todos eles. Isso pode ser alcançado com um bom planejamento das atividades em relação ao pouco tempo disponível para cada uma delas.

Apure os resultados

Mensurar o que foi obtido é de extrema importância para um bom desempenho da gestão de projetos. Quando se apura se as etapas do processo estão sendo cumpridas com êxito, pode-se checar se é necessário algum ajuste.

 

Quer receber as últimas novidades sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.