A indispensabilidade do Mindset para a Metodologia Ágil

Você sabia que o Mindset pode ser um grande aliado da Metodologia Ágil? Se sua resposta for não, então você precisa entender o que é Mindset e como ele pode ser importante para a Metodologia Ágil.

Para isso, vamos começar trabalhando a definição de Mindset. Ao pegar essa palavra e dividi-la em duas partes, temos que “Mind” significa “mente” e “Set” significa “configuração”, ou seja, define-se então Mindset como configuração da mente e sua principal característica é o poder de se tornar decisivo para um eficiente processo de mudança.

Com relação à Metodologia Ágil, esta vira uma opção diante da gestão tradicional de projetos e consegue ser aplicada em qualquer tipo de projeto. Dessa forma, essa metodologia auxilia as equipes de trabalho nas imprevisibilidades que surgem dentro dos projetos.

Logo, isso se torna uma busca em promover um processo de gerenciamento de projetos que colabora na inspeção e adaptação frequente, por meio de práticas produtivas que se destinam a conceder uma entrega rápida e de alta qualidade do produto.

Mas e agora, como o Mindset pode influenciar a Metodologia Ágil? Calma, não é tão complicado assim. A Metodologia Ágil requer que o indivíduo esteja sempre preparado para solucionar e resolver problemas ou aperfeiçoar medidas e soluções dentro dos projetos.

Desse modo, necessário se faz trabalhar o Mindset, uma vez que, por meio dele, é possível moldar a forma de pensar, transformar a mentalidade da pessoa e incrementar suas atitudes.

Com efeito, há vários benefícios de um Mindset desenvolvido, senão vejamos:

– O Mindset desenvolvido possibilita o indivíduo encarar o fracasso como uma oportunidade de evoluir, na medida em que o mesmo passa acreditar que suas habilidades nascem a partir dos seus esforços;

– Outro ponto forte do Mindset é sua capacidade de promover mais disposição nas pessoas para enfrentar os desafios do dia a dia, além de ajuda-las a se tornarem mais criativas e versáteis, no que diz respeito à solução de problemas e tomada de decisões, devido ao processo contínuo de aprendizagem;

– Essa técnica também garante ao indivíduo maior qualidade de vida e menor nível de stress, pois visa sempre a necessidade da mudança pessoal, trazendo mais satisfação pessoal.

Pronto, agora você observou como o Mindset é bastante benéfico e como ele pode auxiliar positivamente a Metodologia Ágil. No entanto, indaga-se: por onde começar?

A aplicação do Mindset exige o cumprimento de itens indispensáveis, para assim conquistar a sua eficácia. Inicialmente, é fundamental que a pessoa desenvolva suas habilidades, localizando qual é área que tem maior domínio e quais são os pontos fortes e fracos.

Em seguida, deve-se compreender a capacidade da mudança como fator diferencial. Sendo assim, necessário se faz identificar, pelo menos, uma área na qual não havia muita habilidade e que passou a ter. Consequentemente, estipular uma meta e utilizar as principais forças para conquista-la é crucial. No final, o resultado esperado é de um bom Mindset.

Dessa feita, com o Mindset e a Metodologia Ágil, a equipe e o trabalho passarão a ter melhor produtividade. Mas a aplicação desse método não é fácil. Como já exposto anteriormente, é uma tarefa que exige muita determinação, disciplina e, principalmente, mudança de atitude e pensamento.

Vale ressaltar, por fim, o Scrum, que é uma estrutura metodológica usada para implementar o desenvolvimento ágil. É voltado para gestão e planejamento de projetos de software e tem como finalidade entregar resultados de maneira mais rápida e com menor custo, já que potencializa as equipes em prol de um objetivo comum.

Contudo, a implementação do Scrum deve ter a seguinte ideia como destaque: cliente sempre em primeiro lugar. Não obstante, as taxas de sucesso serão positivas, com a construção de equipes de trabalho mais determinadas e com níveis de satisfação elevado.

O Sistema Acelerato é uma ferramenta ágil online que permite o atendimento eficiente de qualquer lugar e a qualquer momento. Na Gestão de Projetos, o sistema funciona de maneira bem eficaz e oferece ao cliente diversas vantagens, como a criação de seus projetos de forma mais estruturada e simples, com objetivos, metas e facilidades no acompanhamento de sua evolução.

Ademais, o Acelerato tem a melhor integração entre o Atendimento ao Cliente e a Gestão de Projetos, possibilitando o gerenciamento de múltiplos projetos e múltiplas equipes, além de priorizar demandas e saber o que cada membro da sua equipe está fazendo. Experimente!

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-