Você sabe o que significa o PMP, e a importância desta sigla na sua carreira?

Project Management Professional, em português, Gerente Profissional de Projetos – é o que significa a sigla PMP, que muitos conhecem mas não sabem o que, exatamente, que dizer. Esclarecida a questão nominal, vamos ao conceito.
PMP é um título de certificação na área de gerenciamento de projetos, concedido, desde 1984, pelo Project Management Institute (PMI) – uma das maiores associações para profissionais do campo. É garantido – ou, ao menos, assim deve ser – que o especialista que possui esse título tem, no mínimo, experiência profissional e acadêmica na área de gerenciamento de projetos, portanto, competência para conduzir e dirigir projetos e as equipes responsáveis por eles, bem como também foi aprovado no exame e aderiu ao Código de Conduta da profissão.
O título PMP é essencial para quem almeja trabalhar na área de gerenciamento de projeto, pois a certificação é reconhecida como a mais importante da área. Alguns empregadores dentro do mercado de trabalho, inclusive, já consideram o PMP como pré-requisito para preenchimento de algumas vagas.
Um gerente de projeto experiente, que gosta do que faz e quer consolidar suas habilidades, destacar-se profissionalmente e maximizar as suas chances no mercado de trabalho, precisa investir na certificação PMP.

Mas quais são os requisitos da certificação PMP?

De acordo com o Portal do PMI, quem deseja a certificação de Gerente Profissional de Projetos, deve possuir:

• Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente);
• Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos;
• Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos;
• 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Ou, então :

• Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente);
• Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos;
• Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos;
• 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Com o mercado de trabalho saturado em alguns pontos, investir em qualificação profissional é o caminho mais acertado para quem não abre mão de consolidação e reconhecimento na carreira. Além disso, conhecer as melhores e mais práticas formas de se trabalhar também é importante. Hoje em dia, com o avanço das tecnologias, muitas ferramentas têm auxiliado os profissionais da área de gerenciamento de projetos. Uma delas é a plataforma Acelerato, desenvolvida para que as empresas consigam realizar um bom atendimento ao cliente e simplificar o processo de gerenciamento de projetos. Ela é 100% em português, o que facilita todo o trabalho e proporciona o controle e gerenciamento prático e eficiente de toda a equipe.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui