Como o Pensamento Sistêmico favorece o desenvolvimento de uma organização

Afinal, o que é Pensamento Sistêmico?

Primeiro, temos que conceituar a palavra sistema. Assim, considera-se sistema sendo o todo, mas formado por partes.

Portanto, pensamento sistêmico seria a ideia em que o todo é sempre mais importante do que as partes que o compõe. Ou seja, por mais que cada parte tenha as suas peculiaridades, o que se leva em consideração é o todo.

Um bom exemplo disso é uma casa, ela é formada por cômodos, certo? Cada um tem a sua importância, porém a casa, em sua totalidade, é o mais relevante. Desse modo, não há tratamento diferenciado nesse pensamento, o foco deve estar sempre voltado para o todo.

Compreende-se que o pensamento sistêmico tem a capacidade de romper com o modelo de tratamento diferenciado. Ele é indispensável em ajudar na análise de um sistema complexo como um todo. À vista disso, do que adianta uma parte funcionar corretamente no seu projeto, mas a outra atrapalhar o rendimento total? Para o pensamento sistêmico, não adianta nada! Isso, porque a sua propriedade está conectada na totalidade.

 

Princípios fundamentais para um pensamento sistêmico eficiente

Nos sistemas, nada acontece de forma isolada. Isso deve ser a chave para a eficiência do pensamento. Acredita-se, assim, que o indivíduo deve analisar o que será afetado e qual o resultado será obtido por meio de sua ação, de modo geral;

Outro ponto é que o indivíduo pensador deve resistir à tentação de reagir perante acontecimentos imediatos. Nesse caso, é preciso indagar os acontecimentos, se é padrão ou se já corresponde a outros acontecimentos similares. Na situação de similaridade, procurar uma mudança na estrutura a fim de melhorar o sistema e evitar que eventos indesejáveis aconteçam é bastante positivo;

(Falamos sobre isso no artigo sobre técnicas de resolução de conflitos)

 Como dissemos, os sistemas são divididos em várias partes. Assim, o indivíduo deve ter essa consciência e respeitar os diferentes lugares que cada um ocupa. Não pode esquecer que as medidas e estratégias para intervir devem ser cuidadosamente preparadas, pois preserva-se das possíveis falhas.

Percebe a importância do pensamento sistêmico dentro das empresas?  Nada é mais importante que a valorização de toda a organização. Com efeito, não deve existir partes da empresa que se sobressaem das demais. Isso é contrário ao pensamento sistêmico, pois ele não aceira a ideia de partes melhores que outras. Na visão sistêmica, o que deve ser privilegiado é o resultado da organização como um todo.

Pensamento sistêmico: importante para colaboradores e líderes

É importante ressaltar que o mercado busca profissionais com pensamento sistêmico bem desenvolvido. Empreendedores tem buscado cada vez mais funcionários com a capacidade de olhar os objetivos gerais da organização. Isso, pois este colaborador buscar entender e avaliar os impactos que as decisões terão em determinado tempo e espaço. Portanto, ter pensamento sistêmico é uma vantagem competitiva interessante no mercado de trabalho.

O pensamento sistêmico permite ao líder tomar decisões precisas e alcançar bons resultados. Dessa feita, a visão sistêmica permite evitar efeitos colaterais indesejáveis difíceis de identificar de suas atitudes. Vale destacar a importância da comunicação interna entre os empregados e gestores, pois favorece todas as áreas do sistema.

Como desenvolver o pensamento sistêmico

O desenvolvimento do pensamento sistêmico começa na construção do planejamento estratégico de uma empresa. Nele estão contidos todos os objetivos e as ações a ser tomadas em determinado período para alcançar o sucesso almejado.

O pensamento dos empregados deve ser sistêmico, pois quando aparece algum problema ou dúvida, deve-se avaliar de maneira global todas as vantagens e desvantagens que cada situação proporciona.

Com relação a transformação ágil, planejar e executar esse tipo de transformação é um procedimento difícil. No entanto, com a realização de uma abordagem sistêmica, esse fato se reverte, e é por meio do entendimento e percepção do sistema que ocorre o aprimoramento. Sendo assim, com o pensamento sistêmico é possível minimizar incidentes e elaborar uma análise de causa na sua raiz, isto é, no começo do projeto.

Conclusão

Portanto, é importante desenvolver competências comportamentais, técnicas e emocionais em toda a organização. Trabalhar a experiência de vida, como os erros e acertos, favorecem a construção de um banco de dados mental e, consequentemente, permite que cada colaborador possa enxergar todas as dimensões de uma mesma situação e decidir com mais assertividade. Logo, lidar com os desafios e vence-los se tornam bem mais fáceis e ocasiona grandes conquistas.

Quer receber as últimas novidades sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.