No Papo Rápido de hoje, Larissa Ramos fala sobre projetos eficientes na crise.

Com o cenário econômico apresentando instabilidades, muitas crises tendem a surgir dentro das empresas. Para que haja equilíbrio das finanças, sobretudo no que se refere ao bom andamento de projetos, é necessário que se tenha bastante discernimento ao elaborar e executa-los. Com determinação e organização, torna-se possível que os investimentos apresentem retorno favorável e a empresa consiga, dentre outras coisas, manter a qualidade dos serviços que presta. Confira algumas dicas para aprimorar a realização dos projetos nesses tempos difíceis:
1- Planeje de forma minuciosa:
Cada possível perda financeira deve ser elencada ao se realizar o planejamento de um determinado projeto. Dessa forma, evita-se que os recursos da empresa escoem por conta de decisões impensadas.
2- Atente para a qualidade:
Enxugar gastos não pode significar perda de qualidade. É preciso ponderar acerca de cada passo a ser tomado, pois uma vez que o consumidor sinta-se lesado, isto pode a longo prazo representar a ruína da empresa.
3- Saiba lidar com o tempo:
Se o fator tempo for determinante para o corte de gastos, deve-se empregar outros recursos necessários para que ocorra agilidade na execução dos projetos. Pedir ajuda a outros profissionais ou setores, pode ser uma boa forma de lidar com essa situação. Utilizar uma potente ferramenta online, como o sistema Acelerato, pode representar a realização do sucesso nas tarefas, pois torna os trâmites mais ágeis, permitindo acessá-lo a qualquer tempo e lugar.
4- Domine o contexto em que a empresa está inserida:
Não existe uma verdade absoluta, nem uma forma exata de se resolver problemas inerentes aos mais variados tipos de projetos. É necessário que se avalie de forma personalizada cada trâmite do projeto e verificar de forma consciente se este é viável ou não.
5- Saiba dividir as tarefas:
Ao perceber que não conseguirá cumprir com todas as obrigações referentes a um projeto, saiba pedir ajuda dos demais colaboradores. Essa dica vale também para outros tipos de tarefa. O importante nesses casos, é o bom andamento da situação.
6- Vislumbre formas diferentes de driblar as dificuldades financeiras:
Mesmo em empresas de grande porte, as finanças podem representar um verdadeiro tormento quando de trata de projetos. Dessa forma, é imprescindível trabalhar com os recursos que estão a disposição, pois desesperar-se é uma atitude infrutífera.
7- Recomece, se necessário:
Em alguns casos, um determinado projeto deve ser modificado para adequá-lo as realidades do mercado e da própria empresa. Mudar os rumos da situação, pode parecer uma situação radical, mas em muitas circunstâncias, é o melhor a se fazer. Não tenha medo de recomeçar algo, pois uma mudança acertada pode render frutos positivos.