A maior parte das pessoas tenta evitar conflitos ao máximo, mas as vezes acontecem no ambiente de trabalho. Uma equipe de gestão de projetos é ainda mais suscetível a isso devido a atmosfera de pressão e alta demanda. Por isso, o gestor de projetos precisa saber técnicas de resolução de conflitos.

Neste caso, é importante fazer um rápido parêntese e ressaltar que nem toda discordância pode ser considerada um conflito. Uma situação só deve ser classificada desta forma quando ela acaba se tornando prejudicial ao desenvolvimento do projeto. Caso isso não aconteça, o problema é apenas uma divergência, algo comum, e não exige a mesma atenção e cuidado.

De acordo com alguns estudos, uma das principais causas de conflitos em equipes de projetos são relativas aos prazos em que o trabalho deverá ser concluído. Logo em seguida, outros temas causadores de discórdia são as questão de definição das prioridades, assuntos relativos à mão de obra, fatores técnicos e administrativos, choques de personalidade e ainda conflitos causados devido as opiniões distintas em relação aos custos.

Dicas práticas de técnicas de resolução de conflitos em equipes

Como é possível notar, são várias as razões que podem levar ao aparecimento de conflitos dentro de um projeto. Além de prejudicarem a capacidade da equipe, ainda desgastam a atmosfera de trabalho e podem gerar danos incalculáveis. Por isso, o melhor é que o gerente de projetos tente evitá-los através da adoção de algumas técnicas básicas. Por exemplo:

  1.  Crie uma boa atmosfera de trabalho;
  2. Tenha empatia e saiba ouvir a todos os lados;
  3. Estimule o diálogo e um ambiente compartilhado;
  4. Lide com o conflito rapidamente sem deixá-lo para depois;
  5. Aprenda com os erros do passado para não cometê-los de novo.

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma delas.

1) Crie uma boa atmosfera de trabalho

Como ressaltado anteriormente, uma equipe de projetos lida constantemente com prazos reduzidos. Portanto, para tentar amenizar o clima, o melhor é apostar em uma atmosfera de trabalho tranquila sempre que possível.

Para isso, uma boa opção é adotar intervalos durante o expediente para que os funcionários possam relaxar por alguns instantes. Caso possível, crie um ambiente de descompressão para a equipe interagir e conversar de forma descontraída.

A comunicação interna também é uma grande aliada para criar uma boa atmosfera de trabalho. Estimule essa prática!

2) Tenha empatia e saiba ouvir a todos os lados

Caso haja um conflito, é essencial que o gerente de projetos tenha empatia para compreender a situação. Dessa forma, é possível se colocar no lugar do outro e entender as suas razões em um cenário. Além disso, para ser justo e lidar com o problema de forma contundente, é preciso ouvir a todos antes de tomar qualquer decisão.

Relembre a Importância da Liderança na Gestão de Projetos e formas de se tornar um líder melhor!

3) Estimule o diálogo e um ambiente compartilhado

Promover o diálogo dentro da equipe faz que eles se sintam livres para expressar ideias e divergências. Contudo, é preferível que essas divergências sejam expostas e discutidas de maneira construtiva ao invés de se tornarem um conflito. Colocar esse técnica em prática é simples: basta dar voz ativa a equipe e estar disposto a ouvir e debater ideias durante todas as fases do projeto.

4) Lide com o conflito rapidamente sem deixá-lo para depois

Em algum momento, por melhor que seja um local de trabalho, um conflito vai acabar acontecendo. Nessa hora é essencial que o gerente de projetos aja rápido, logo ao perceber que o problema existe. Muitos líderes, ao assumirem que o problema se resolverá sozinho, acabam contribuindo para que ele aumente.

Desse modo, ao suspeitar que algo possa estar errado, o ideal é trazer a equipe para a discussão e lidar com conflito de forma clara e transparente, o que facilita a sua resolução.

5) Aprenda com os erros do passado para não cometê-los de novo

Caso já tenham ocorridos conflitos que prejudicaram o projeto e não foram resolvidos como deveriam é preciso aprender com isso. Um bom gerente é capaz de identificar em quais pontos errou para conseguir resolver esse tipo de situação mais facilmente nas próximas vezes. Um bom líder não é aquele que nunca erra, e sim aquele que consegue tirar lições com os seus erros para que não se repitam.

Conclusão

Como vimos, muitas das Técnicas de Resolução de Conflitos em Equipes passam por investir em uma boa comunicação e planejamento. Por isso, ferramentas de gestão de projetos e alinhamento interno pode ser o ideal para evitar os conflitos de vez.

O Acelerato, por exemplo, funciona totalmente online. Com ele é possível ter mais flexibilidade ao desenvolver um trabalho, pois pode ser acessado a qualquer momento e lugar. Ao trabalhar com essa plataforma, uma grande variedade de funções e controle de gestão são disponibilizadas para a elaboração de um projeto. Isso ajuda para aumentar a produtividade e economia no tempo da equipe.

Quer receber as últimas novidades sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.