Importância do senso de equipe no desenvolvimento ágil

Desenvolvimento Ágil é uma técnica usada em projetos de software, em que as fases produzem ciclos curtos que vão se repetindo ao longo do desenvolvimento. Ao final de cada um sempre tem um software funcional testado e aprovado pelo cliente, que participa ativamente de todas as fases e solicita sugestões e mudanças quando preciso.

Esse tipo de atuação garante resultados mais eficazes e rápidos, em especial porque o trabalho é feito com uma equipe pequena, que se auto gerencia e que possui membros ativos em todas as fases.

Uma das metodologias muito utilizadas no desenvolvimento ágil é o Scrum. Basicamente o trabalho é dividido em “sprints”, que são períodos de tempo pré-definidos que seguem o “backlog”, uma lista organizada com as prioridades do que deve ser feito. Essa lista é definida na “planning”, que inicia toda a “sprint” e é revisada ao final no “review”.

As reuniões com a equipe são diárias, duram no máximo 15 minutos e são chamadas de “dailys”. Nelas os participantes apresentam tudo que resolveram no dia anterior, eliminam tarefas e assumem novas responsabilidades.

Para garantir que tudo aconteça da melhor forma, a equipe precisa receber o projeto com responsabilidade e ter maturidade com relação às mudanças que vão acontecendo, afinal, é isso que faz com o trabalho seja feito de forma inteligente, estratégica e com um resultado rápido.

Essa atuação em equipe pode parecer simples, mas nem sempre ela acontece da melhor forma, isso porque o ser humano tem um lado emocional bastante presente e eventualmente as diferenças entre as pessoas podem não ser tão bem aceitas por um ou por outro. Isso é comum e acontece com todos nós, em especial quando estamos fazendo tarefas juntos.

Mas apesar do nosso lado emocional estar constantemente presente, precisamos trabalhar em conjunto e garantir os resultados. Por isso é essencial tomarmos algumas ações para o senso de equipe acontecer. Confira algumas a seguir.

1 – Estabelecer a relação de confiança

A falta de confiança pode gerar ruídos e dificuldades de trabalho entre os membros da equipe, ao ponto de interferir diretamente na entrega. Isso faz com que as pessoas trabalhem de forma centralizadora, gerando sobrecarga, desconforto, desmotivação e muito estresse.

É claro que a confiança não acontece de uma hora pra outra, ela vai se fortalecendo com o tempo, conforme vamos conhecendo as pessoas.

O primeiro passo para uma equipe chegar nela é fazer uma reflexão com relação às atitudes de cada um. Uma delas é a honestidade. O simples fato de cumprir o que prometeu já é um grande passo para que as pessoas confiem em você. Se não for possível, ainda assim a honestidade deve prevalecer, com o esclarecimento do ocorrido e principalmente com o aprendizado da situação para não cometê-la novamente.

A confiança é peça-chave para que o projeto seja entregue da melhor forma e rapidamente, pois com ela os membros adquirem liberdade e também coragem para trabalhar. Com a confiança existe abertura para diálogo e para solução de problemas e os resultados são comemorados juntos.

2 – O trabalho é de todos

Outro ponto importante para garantir um bom andamento do projeto é sempre ter em mente que a equipe é formada por todos e não por apenas um, ou seja, o desenvolvimento do projeto e os resultados dele são méritos de todos.

Ao surgir uma demanda que não seja especialidade de determinado integrante, a melhor forma de agir é apresentar a situação para a equipe para que juntos avaliem e cheguem à melhor conclusão do que deve ser feito.

Esse pensamento faz com que o problema seja de todos e isso aumenta a cooperação.

3 – Ser dono do negócio

Outro ponto muito importante em uma equipe de desenvolvimento ágil é que cada membro assuma o papel de dono do negócio.
Os integrantes devem trabalhar em conjunto, mas nunca deixar de lado o fato de que cada um possui grande responsabilidade sobre aquele projeto e sem isso dificilmente ele irá acontecer.

Ser dono é assumir que o trabalho é seu e que seu esforço e dedicação serão fundamentais para que ele seja desenvolvido da melhor forma, e assim o resultado seja atingido.

Mas ser dono é mais do que um discurso, é realmente uma sensação de pertencimento. É dar valor ao trabalho, é ter com ele um propósito e perceber que sem a sua parte ele não chegará ao resultado.

4 – Ser paciente nas dificuldades

Os projetos de software são muito trabalhosos e requerem diversos testes, mas nem sempre as equipes encaram isso como uma tarefa positiva.

Nesse momento é importante considerar que todas as fases são essenciais e apesar de nem todas serem simples de realizar, cada uma impacta positivamente tanto na realização quanto na entrega.

Por isso seja paciente, em especial nos momentos difíceis, e lembre-se sempre do seu propósito.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui