Treinar o seu colaborador é uma das melhores maneiras de garantir que o seu cliente será bem atendido. Afinal, manter ele sempre atualizado com as melhores práticas, é uma das formas que você, como gestor, possui para deixar o seu consumidor satisfeito com seu produto/solução. E, para que isso seja melhor aceite por seus colaboradores, é importante que sua empresa já tenha a cultura de treinamento enraizada.

Por isso, visando te ajudar a implementar esse benefício para seus colaboradores, criamos o texto a seguir. Nele, te damos 5 Dicas para implementar a cultura de treinamento em sua empresa. Confira!

5 Dicas para implementar a cultura de treinamento em sua empresa

Conforme falamos acima, implementar a cultura de treinamento em sua empresa é algo benéfico, tanto para seu colaborador, quanto para seu cliente.

Além disso, investir na capacitação constante de seus colaboradores é uma ótima maneira de se reter seus principais talentos. Afinal, por verem que a empresa está investindo em melhor capacitá-lo, seu funcionário enxerga mais valor em seu emprego atual, sendo mais fiel à companhia em que trabalha.

Por isso, para ajudar você gestor, a melhorar o seu atendimento e evitar a constante saída de funcionários, te trouxemos 5 Dicas para implementar a cultura de treinamento em sua empresa. Elas são:

  • Realize um diagnóstico e veja as principais dificuldades de seus colaboradores
  • Crie uma régua de treinamentos para sua equipe
  • Considere diversos formatos para seus treinamentos
  • Pesquise as novidades que se adequam às necessidades de sua empresa
  • Defina os indicadores de resultados esperados e fique de olho em sua produtividade

Abaixo, vamos entender melhor sobre elas

Realize um diagnóstico e veja as principais dificuldades de seus colaboradores

Se você, gestor, busca iniciar os treinamentos em sua empresa, seu primeiro ato deve ser o de diagnosticar as principais dificuldades de seus colaboradores e focar nelas.

Fazendo isso, você tem um norte bem pré-definido sobre o que é a prioridade em sua empresa e consegue entender melhor sobre quais são os primeiros departamentos que necessitam de treinamento, suas principais dificuldades e pontos de foco.

Isso trará um melhor resultado a curto prazo, já que você está indo direto em sua maior dor. É interessante observar que esse tipo de atitude é bastante valorizada por seus colaboradores e, consequentemente, é mais percebida por seus clientes, que notarão uma melhora em alguns pontos que ele considerava falho. 

Crie uma régua de treinamentos para sua equipe

Após identificar as principais dificuldades de sua empresa, é sempre importante que você, como gestor, tenha uma régua de treinamentos bem definida para sua equipe, seja ela de atendimento ou de projetos.

Além disso, ter uma régua de treinamentos evita que você gaste tempo e dinheiro realizando treinamentos de emergência. Afinal, esse é um processo que deve ser constante dentro de sua empresa.

Logo, para que você alcance essa constância e mantenha sua equipe sempre atualizada, analise suas dificuldades e crie treinamentos que sejam efetivos, evitando que eles sejam repetitivos e também analisando as escalas de seus colaboradores, não deixando sua equipe de atendimento desfalcada durante muito tempo e criando uma rotação dos participantes.

Considere diversos formatos para seus treinamentos

Definir os formatos que seus treinamentos terão faz parte do sucesso deles. Afinal, eles devem ser interessantes e divertidos para o seu colaborador conseguir absorver o máximo de informações dele. 

Existem alguns formatos de treinamento. Os principais são:

  • Apresentações, normalmente são realizados por um mediador que fala sobre algum assunto e dá dicas, boas práticas e alguns cases de sucesso para seus colaboradores;
  • Dinâmicas, normalmente o mediador separa os funcionários em grupos e designa algumas tarefas, incentivando a competição saudável entre os participantes;
  • Vídeo-Aulas, estão começando a ser utilizadas, uma vez que elas dão mais liberdade para seus colaboradores assistirem no seu tempo ao treinamento. Porém, vale salientar que é sempre necessário liberar algum tempo do dia de trabalho deles, além de determinar sempre um tempo para conclusão do estudo. 

Vale salientar também que, para as atividades presenciais, vale sempre separar alguns pequenos intervalos para seus colaboradores recarregarem as energias e realizarem alguns momentos de integração.

Pesquise as novidades que se adequam às necessidades de sua empresa

Muito alinhado com as práticas de criar a régua de treinamento e de realizar o diagnóstico, estar sempre atento as novidades do mercado que se adequam a sua empresa pode ser um diferencial. 

Afinal, isso mostra para seus consumidores que vocês estão sempre em constante atualização. Isso passa uma sensação de segurança para eles. 

Além disso, seus colaboradores, por verem que sua empresa investe sempre em tecnologias novas e em seu treinamento, conseguem perceber mais valor, sentindo-se mais valorizados e, consequentemente, se engajando mais no trabalho.

Defina os indicadores de resultados esperados e fique de olho em sua produtividade

E por último, mas não menos importante, ao implementar uma cultura de treinamento em sua empresa, é necessário definir os resultados que você espera alcançar e, monitorar, para ver se vocês estão no caminho certo.

Além disso, você precisa saber se o seu treinamento foi efetivo ou não. E é nessa hora que entram os feedbacks, que podem ser colhidos por questionários anônimos (incentiva a participação) ou também consultando os gestores de sua empresa. Afinal, são eles que conseguem perceber a melhora dos atendentes, vendo quão efetivo foi a atividade.

Uma boa prática também é colher depoimentos de seus colaboradores sobre o formato dos treinamentos. Isso permite que você analise se a atividade foi efetiva ou se o modelo dela precisa ser revisto.

Conclusão

Espero que você tenha entendido a importância de implementar a cultura de treinamento em sua empresa e os benefícios que ela traz, tanto para o seu consumidor, quanto para seu colaborador. 

Além disso, essa prática só te oferece benefícios, como pudemos ver mais acima. 

E aí, que tal começar já a implementar a cultura de treinamento em sua empresa? Garanto que sua equipe e seus consumidores irão aprovar muito essa mudança.