A auditoria de campo é uma atividade que reúne o exame de operações, processos e sistemas gerenciais de uma organização ou entidade. Quando utilizada como ferramenta de gestão de riscos e controle corporativo, contribui para tornar as operações mais eficientes e eficazes. Trata-se de algo muito importante, pois ela é capaz de adequar os processos aos objetivos, políticas institucionais, orçamentos, normas e padrões, adotados pela companhia ou por órgãos reguladores.

Os resultados da auditoria de campo são de grande valia e auxilia aos gestores a direcionar a operação da empresa. Ela não tem mais aquela função de reprimir e controlar as atividades e sim auxiliar nos processos empregados na operação do empreendimento. Ela fornece informações relevantes, recomendações corretivas e preventivas. A auditoria pode ser feita tanto em entidade completa (instituição privada ou pública), como todo ou em partes, além de uma função específica desta entidade.

O que a auditoria de campo abrange

A auditoria de campo é geralmente feita por uma empresa especializada, que não conhece o cotidiano da companhia contratante. O objetivo é de não se prender aos vícios da operação ou fatores que podem influenciar na avaliação. Ela é basicamente dividida em três fases: planejamento, execução e relatório.

O período de auditoria de campo pode ser pré – definido. Um mês, um ano ou mesmo compreender todo o período de uma determinada gestão, contudo é necessário definir até que ponto as tarefas inerentes a auditoria serão realizadas. Também é necessário definir a área de verificação, que nada mais é que a amplitude do campo que será objetivo da auditoria. Esta área de verificação também delimita o tempo em função da natureza da auditoria.

Benefícios

A auditoria de campo quando feito de forma periódica é muito utilizadas pelas organizações para avaliar a atual situação das operações internas e da relação com fornecedores e prestadores de serviço. Trata-se de um tipo de análise que oferece condições para identificar inconformidades que podem trazer riscos ao negócio.
Entre elas podemos citar o não recolhimento de tributos e encargos, ausências de registros, adicionais não pagos aos funcionários, verificação de deficiências nos processos de produção, falhas na operação, vencimento de produtos inerentes a operação, armazenamento correto de insumos, se os equipamentos precisam de manutenção, entre outros. A ideia principal é de eliminar quaisquer riscos que possam comprometer as atividades da instituição.

Acelerato Audit

O Acelerato Audit oferece os serviços de auditoria de campo e possui uma grande experiência no mercado. Com Acelerato Audit a empresa pode criar questionários de verificação de conformidade, visando garantir aos gestores todas as informações referentes ao seu próprio negócio. O sistema oferecido é capaz de registrar evidências (através de fotos e documentos), criar questionários, verificar a performance das atividades e assim é possível criar planos de ação para que as inconformidades sejam resolvidas.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-