Ouvir música no ambiente de trabalho não deve ser visto mais como algo ruim. Estudos realizados demonstraram que pessoas que escutam músicas produzem mais, ou seja, trabalhar enquanto escuta suas músicas favoritas pode te ajudar a executar melhor seu serviço e deixá-lo de bom humor. Como a mente tende a vagar, a música ajuda a recuperar a foco e fazer com que a pessoa produza mais, já que está focada.

Mesmo com esses estudos aplicados e comprovados, há aqueles que não gostam ou não conseguem trabalhar com músicas cantadas porque ficam distraídos. Devemos lembrar que o silêncio também é um tipo de som e que em muitas situações, ele é necessário. A sugestão para o caso de distração com músicas cantadas é ouvir músicas instrumentais ou músicas que reproduzem os sons da natureza. Essa sugestão é válida também para alguns tipos de trabalho, principalmente aqueles que envolvem linguagem.

Estilo de música

Em um desses estudos realizados a respeito de música e ambiente de trabalho, ficou claro que ouvir música clássica ou rock enquanto realiza tarefas repetitivas ajuda em seu desempenho. Assim, ouvir seu artista de rock favorito ou uma música clássica famosa irá fazer seu trabalho ser realizado de forma mais agradável. Mesmo que seu conhecimento sobre música clássica seja pouco para procurar uma música que você reconheça, a busca por trilhas clássicas de desenhos animados ou por músicas clássicas famosas, onde a execução são apenas trechos mais famosos das composições.

Mesmo com efeitos positivos, escutar sempre a mesma trilha sonora pode causar cansaço. Para resolver esse problema, troque a sua playlist por artistas similares ou escolha músicas que você gosta de outros gêneros. Alguns aplicativos e sites criam playlist para cada situação de trabalho, aproximando artistas que produzem um tipo de música similar ao que te agrada, criando sugestões divertidas. A surpresa da música libera dopamina e esse neurotransmissor ajuda no foco e na produtividade, mesmo prazer que sentimos quando sentimos uma fragrância agradável ou comemos um doce.

Mas lembre-se, É importante o fone de ouvido. Além de abafar o barulho externo, não irá incomodar ninguém. Respeitar os colegas de trabalho é uma das soluções para um ambiente de trabalho agradável. Cada pessoa tem seu gosto musical e não se deve impor seus artistas ou gêneros favoritos. Assim como a música que você gosta te deixa feliz, ela pode irritar outro colega e prejudicar o trabalho.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-