Com o desenvolvimento tecnológico, as mudanças nas necessidades de compra e do perfil dos consumidores, as empresas precisam buscar cada vez mais por inovações e adotar estratégias para conseguir se destacar no mercado corporativo. Com isso, surgiu no começo dos anos 2000, a Metodologia Ágil, que auxiliou as empresas a se destacarem no mercado do desenvolvimento de softwares.

O avanço da tecnologia trouxe diversas mudanças, seja na necessidade de compra ou no perfil dos consumidores. Isso obrigou as empresas a buscarem cada vez mais inovar e adotar estratégias que façam com que elas se destaquem no mercado.

E, cientes do atual cenário, boa parte das empresas já começou a investir bastante em novas estratégias e métodos para conseguir resultados melhores que os seus concorrentes.

Por isso que, nesse artigo de hoje, vamos abordar como a Metodologia Ágil pode ajudar no Atendimento ao cliente, melhorando a felicidade do seu cliente. Confira!

Antes, vamos entender o que é a Metodologia Ágil!

Se você trabalha em uma empresa de T.I. deve saber o que é a Metodologia Ágil. Porém, para quem trabalha com a gestão de pessoas e atendimento ao cliente, falar sobre método ágil pode ser algo completamente desconhecido.

Por isso, antes de entender como utilizar o método ágil no seu atendimento ao cliente, vamos conhecer o que é essa metodologia e quais são as práticas que tornam a sua gestão mais ágil.

A Metodologia ágil surgiu em 2001, quando 17 desenvolvedores de software, que utilizam formas distintas de desenvolver, mas sempre priorizando o cliente final, se juntaram e criaram o Manifesto Ágil.

O Manifesto é composto por 12 princípios e 4 sentenças, que foram criados para serem a base dessa metodologia. Segundo o próprio manifesto, essas sentenças são:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano;

O que conseguimos entender sobre essas sentenças, é que, apesar dos processos, das documentações e das ferramentas serem importantes, o cliente e o software em desenvolvimento deve ser mais valorizado do que a parte escrita do projeto.

E lembre-se sempre, ser ágil não significa que você vai entregar um projeto completo para o seu cliente mais rápido. Trabalhar com o Agile quer dizer que, em cada entrega que sua equipe faça, o seu consumidor conseguirá perceber valor com ela.

Agora sim, vamos entender como a Metodologia Ágil pode ajudar no Atendimento ao Cliente!

Agora que você já sabe o que é a Metodologia Ágil e como ela surgiu, vamos entender como ela ajuda no atendimento ao cliente!

Para começo de conversa, precisamos entender que o nosso atendimento precisa se basear em 3 pontos fundamentais para seu sucesso. Eles são a Adaptação, a Inspeção e a Transparência. Abaixo, vamos entender melhor sobre esses pontos!

1) Adaptação

É muito importante nos momentos em que são percebidas determinadas falhas no projeto ou plano de ação de uma equipe. Nesse caso, a adaptação a mudanças e criação de novas ideias que possam funcionar melhor para o projeto, é uma característica fundamental para que a equipe permaneça em dia com os seus cronogramas.

2) Inspeção

Esse pilar consiste em estar sempre averiguando cada membro da equipe durante o andamento dos projetos. No setor do atendimento ao cliente, essa inspeção é essencial para localizar possíveis falhas, além de auxiliar na motivação que a equipe precisa para responder aos clientes de forma ágil e bem treinada.

3) Transparência

Na Metodologia Ágil, a transparência significa que é necessário ter uma visão bem objetiva de como desenvolver os planos e projetos de uma equipe. Na área de Help Desk, especificamente, essa transparência pode ser praticada através da criação de processos objetivos, da importância de se compartilhar informações e ideias para que toda a equipe esteja no mesmo patamar em termos de conhecimento prático.

Como resultado da adoção desses três pilares da metodologia ágil, duas características poderão ser vistas no setor de atendimento ao cliente, são elas:

1) Auto-organização da equipe

Para uma equipe de atendimento ao cliente, se auto-organizar é uma tarefa muito importante pois é dessa forma que ela consegue desenvolver o trabalho de forma eficiente e capaz de gerar satisfação nos consumidores. Outra vantagem da auto-organização é que quando ocorre algum erro ou situação inesperada, um time organizado consegue reverter a situação de forma rápida e coordenada, evitando assim perdas de rendimento e atrasos no cronograma.

2) Qualidade

Com a metodologia ágil, a qualidade passa a ser vista como um valor a ser seguido, e a equipe inteira passa a trabalhar tendo a certeza e a confiança de que os clientes irão receber um bom atendimento e que os mesmos sairão satisfeitos.

Conclusão

Legal entender como a metodologia ágil auxilia a sua equipe de atendimento ao cliente, não é mesmo?

Além disso, é sempre importante contar com um sistema de atendimento online que facilite a inserção dessa metodologia para a sua equipe de suporte. Afinal, vale lembrar que é preciso sempre contar com os 3 pontos fundamentais para o sucesso de sua equipe, que são a adaptação, a inspeção e a transparência.

E, também se lembre sempre de incluir uma rotina para manter o treinamento da sua equipe sempre em dia. Afinal, isso faz com que eles sempre estejam preparados para atender o seu cliente da melhor maneira, gerando aquele efeito WOW que a gente que trabalha com atendimento sempre busca!