5s_1024
 

Como surgiu o 5s?

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão passou por uma restruturação e com isso surgiu o programa do 5s que foi um grande aliado nesse processo. A implantação dessa metodologia contribuiu para recuperação das empresas através da mudança de hábitos e “boas práticas” executadas diariamente.

O nome 5s, vem do significado de 5 palavras que iniciam com a letra “s”, sendo elas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE. Na interpretação dessas palavras no Inglês, foi possível encontrar palavras que tivessem a mesma interpretação, porém no Português foi necessário incluir a palavra “senso de”, antes de cada etapa, veja a seguir:
 

Senso de Utilização:

O primeiro passo do 5s, refere-se ao senso de utilização, que nada mais é do que separar aquilo que é realmente necessário daquilo que é desnecessário das tarefas diárias do nosso trabalho, ou até mesmo tudo aquilo que temos em excesso. Aquilo que não é utilizado, poderá ser descartado ou doado para outro departamento.

Quando realizamos este trabalho, percebemos que alguns papéis, processos ou até mesmo informações não são utilizados e que acabam dificultando o trabalho dos colaboradores. Quando descartamos ou doamos o que não estamos utilizando, damos espaço para o novo, ou seja, abrimos novas portas para novas oportunidades.
 
oportunidade
 

Senso de Ordenação:

Esse é o passo da Organização, ou seja, após separar o útil do que não será útil, devemos deixar tudo em seu devido lugar. Organizar os equipamentos, informações, processos etc., além de facilitar a utilização a sua empresa não vai ter um desperdício de tempo e energia. No ambiente de trabalho, por muitas vezes é comum, a falta de um processo organizado onde são definidos os passos para utilização das informações. A sistematização é um passo importante pois quando definido de forma clara e disponível para todos, cria-se um hábito positivo de todos os envolvidos no processo.

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito. Pitágoras”

Senso de Limpeza:

Uma das coisas importantes para a realização do trabalho, é ter um ambiente limpo e agradável. Quando falamos em senso de limpeza, não estamos falando apenas em limpar as coisas e sim manter a organização de tudo e principalmente não deixar acumular, o que é desnecessário. É importante que todos tenham a devida consciência de que tudo que for tirado do lugar, deverá ser colocado no lugar depois de sua utilização. No ambiente corporativo, todos devem estar dispostos a contribuir com a limpeza do local, isso evitará desperdícios de tempo e dinheiro.
 

Senso de Saúde:

Nesse passo, devemos padronizar comportamentos, valores, práticas para manter um bom andamento do trabalho. Cada pessoa deve cuidar do seu espaço colocando em prática o que foi apresentado nas etapas anteriores.

Quando temos um bom comportamento, nós nos tornamos pessoas exponenciais, ou seja, um exemplo a ser seguido o que vai favorecer que nossos colegas repitam os nossos comportamentos e até nossos clientes internos e externos.
 

Senso de Disciplina:

Este é o último e o mais complexo S, pois é a fase de aceitação de comprometimento das equipes de trabalho. Devemos estar em constante evolução para melhoria contínua de tudo aquilo que foi compreendido nos 4 passos. Com disciplina e comprometimento o sucesso será inevitável e a empresa terá redução de tempo na execução das tarefas, rapidez, facilidade e maior organização.

disciplina
 
O primeiro passo para implantar essa metodologia em sua empresa é a comunicação. Deve ser explanado o plano de ação com todos os participantes, demonstrando o estado atual e desejado e principalmente as ações que devem ser executadas para alcançar o objetivo.

Podem ser definidos líderes para ajudar na avaliação do resultado. As avaliações e acompanhamentos devem ser constantes e são de extrema importância pois somente aquilo que é medido poderá ser melhorado.

Uma boa ideia é promover reuniões periódicas com os resultados alcançados e até mesmo eleger novos líderes para envolver um número maior de pessoas no projeto.

Lembre-se que este é um programa que quando utilizado corretamente aumentará a produtividade eficácia de sua empresa. Aproveite para conhecer o Acelerato, que será a chave para organização dos seus processos.

 

Quer saber mais sobre o 5S? Confira um Papo Reto que André Faria fez sobre o assunto para a galera da Bluesoft
 
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-