O CRM (Customer Relationship Management) ou (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta para melhoria do relacionamento da empresa com o cliente, com o intuito de antecipar e prever as suas necessidades utilizando ferramentas tecnológicas ou um sistema integrado de gestão.

Já sabemos que atender bem o cliente é um diferencial, além de ser de grande importância para manter a sua empresa no mercado e gerar lucratividade, por isso não devemos poupar esforços para investir em ferramentas que vão nos auxiliar nesse processo.

O CRM não se trata apenas de uma implementação de software, mas sim de todo um processo de conhecimento do cliente e de seus objetivos, ele pode ser implantado em qualquer ramo de atividade, pois consiste em coletar, armazenar e facilitar o cruzamento dos dados do cliente.

Para que essa ferramenta seja implantada com sucesso, é primordial conhecer bem o cliente, saber de suas necessidades, da sua cultura e perfil, pois com isso a realização dos desejos e vontades serão correspondidos de forma precisa.

O CRM abrange quatro áreas:

gracrm

Esse processo permite que se tenha controle e conhecimento das informações dos clientes, através de acompanhamentos e registros. Para isso se faz necessário registrar os contatos realizados pelo cliente para se ter informações úteis e relevantes nas tomadas de decisão, pois elas poderão ser analisadas periodicamente permitindo até a geração de relatórios de gestão.

O seu principal objetivo é auxiliar as organizações a fidelizar clientes de modo a atingir sua total satisfação, através do entendimento das suas reais necessidades.

Para que esse processo seja melhor realizado, podemos separá-lo em 3 categorias:

CRM Operacional

Que é a aplicação e integração dos produtos tecnológicos como melhoria na eficiência do relacionamento e atendimento ao cliente;

CRM Colaborativo

Que permite a integração e automação entre todos os pontos de contato do cliente com a empresa, interagindo e disseminando as informações levantadas para os sistemas do CRM Operacional;

CRM Analítico

Permite acompanhar e identificar diferentes clientes e através dessa informação definir estratégias para atender as necessidades desses clientes.

Quais as vantagens do CRM?

As vantagens da implementação do CRM são diversas como, redução de custos, retenção e maior conhecimento dos clientes, aumento de receita, oportunidade de negócio, fortalecimento do relacionamento, mas o mais importante de todos é a satisfação do cliente. Um cliente satisfeito trará menos problema, mais lucro e ainda fará recomendações para outros possíveis clientes.

Conseguir um novo cliente é fácil o difícil é mantê-lo.

Coloque sua empresa como referência no mercado e tenha um diferencial, clientes já estão acostumados com o básico, seja inovador.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-