Liderança e disputa andam de mãos dadas no ambiente de trabalho, principalmente quando o assunto é gerenciar equipes e projetos dinâmicos. Diariamente fornecemos artigos sobre gestão de projetos para aqueles que buscam atualizar-se a respeito de boas ideias e enfrentar as diversas situações que surgem ao longo do processo de organização e planejamento do projeto a ser executado em todos os setores da empresa.

A questão principal dessa vez é: Como resolver conflitos entre equipes no trabalho?

O profissional que lidera a equipe deve ter em mente que melhor do que vencer um embate é resolvê-lo. Uma vez que o problema subjacente não foi resolvido, isto fará com que ele reapareça mais tarde. Desacordos não resolvidos fazem as pessoas infelizes no trabalho e pode resultar em antagonismo, causar falhas graves nas comunicações, tornar a equipe ineficiente, gerar estresse e baixar a produtividade do projeto.

Para acabar ou pelo menos diminuir tais problemas, indicamos alguns passos e dicas de como lidar com conflitos entre equipes de empresa.

Perceba que algumas divergências são inevitáveis no trabalho em equipe.

Isto pode significar o início de um processo de aprendizagem interessante. Opiniões opostas indicam que a equipe se importa o suficiente para discordar veementemente. O importante é não permitir que o combate dure para sempre.

Lidar com a incompatibilidade de propostas rápido.

Tentar resolver o problema quando ele começa, senão vai piorar com o tempo. Atritos no trabalho não surgem de algo que foi exposto, mas de algo que não foi apresentado. Todo mundo espera que o outro admita que está errado. É essencial interromper esse “jogo de espera” antes que se chegue a esse limite, sugerindo pontos em comum para atingir o consenso.

Uma boa forma de diminuir os atritos é através de feedbacks constantes. Um feedback dado de maneira correta trará os resultados que você precisa e motivará seus colaboradores a sempre darem o melhor de si.

Foque nos objetivos comuns.

Líderes de projeto altamente eficazes elevam o moral da equipe e motivam. Eles investem na autoconfiança de seus liderados permitindo que as equipes trabalhem em prol de objetivos comuns. O discurso deve ser sempre levado para o “algo maior”, o que é melhor para a empresa. As pessoas gostam de colaborar e fazer parte do crescimento da empresa. Mostre isso para eles, faça uma palestra sobre os números da empresa e onde ela pode chegar com a ajuda de todos.

Para auxiliar você e sua equipe nos projetos, o Acelerato possui um sistema online que te ajuda nessa gestão. Com ele, você gerencia múltiplos projetos e múltiplas equipes. Consegue priorizar as demandas e os projetos, além de saber o que cada membro da sua equipe está fazendo.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-