O sucesso como líder de uma equipe é ponto chave para o crescimento profissional. Os cargos de grande importância devem ser delegados apenas à aqueles que sabem liderar uma equipe de maneira satisfatória, unindo um bom relacionamento interno com resultados práticos que alavanquem os resultados da empresa. Porém, basta um olhar atento para percebermos que uma série de erros comuns costumam conturbar a relação entre chefe e equipe em boa parte dos ambientes de trabalho.

As principais falhas na comunicação entre funcionários e chefe provém da autoridade exagerada por parte deste. Enxergar e tratar os demais membros da equipe como subordinados pode não apenas criar um clima de desarmonia nas relações pessoais da empresa como desmotivar os funcionários quanto às suas funções e responsabilidades profissionais. Um bom líder não deve apenas delegar tarefas à sua maneira, como deve ouvir as ideias dos demais profissionais.

O líder tem o dever de acompanhar com atenção e dar retornos sinceros sobre o desempenho dos membros da sua equipe. A disponibilidade é essencial para monitoramento e estímulo do profissional. Se afastar após delegar as tarefas é um dos erros mais comuns praticados pelos chefes, o que acarreta em abandono e descompromisso. O feedback, mesmo quando negativo, é a principal ferramenta para evolução do funcionário, e deve ser feito com honestidade e cuidado. Muitas vezes, devido ao estresse ocasionado pelo acúmulo de funções, esquecemos que palavras de conforto e educação podem ser o combustível para melhoras significativas de desempenho dos colegas ao redor.

Um bom líder não pode, ainda, desconsiderar os conflitos e anseios emocionais dos membros da sua equipe. Cabe a ele identificar o que pode estar dando errado e demonstrar interesse em procurar soluções. Os problemas pessoais, afinal, refletem diretamente na qualidade do trabalho e nas relações profissionais dentro da empresa e é papel do líder gerenciar a estabilidade e a harmonia do cotidiano profissional.

O líder deve estar ciente de que é peça fundamental no ambiente de trabalho e que a motivação (e consequente performance) dos demais funcionários da empresa está diretamente ligada ao seu próprio estímulo como chefe.

Apesar do conhecimento já difundido sobre os erros e acertos de um bom líder, o preparo adequado parece, cada vez mais, ser debatido e exigido dentro do mundo corporativo. Por vezes, o excesso de obrigações e a dificuldade em gerir os diversos embaraços profissionais acaba travando a possibilidade de se trabalhar um bom relacionamento interpessoal dentro da empresa.

O sistema Acelerato, ferramenta online que permite o atendimento eficiente de qualquer lugar e a qualquer momento, encontra soluções para os problemas empresariais e otimiza os resultados dos seus projetos, facilitando todos os processos de liderança e produção.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-