Gerir uma equipe se suporte é uma tarefa que exige muita competência, jogo de cintura para lidar com diferentes tipos de colaboradores, e ainda criar um fluxo de projetos que seja dinâmico e de fácil entendimento. Afinal, é necessário que o trabalho flua com facilidade em todas as etapas. 

E, para a sua equipe, este tipo de organização é ainda mais importante, já que servir o cliente com rapidez e qualidade é resultado de um grande planejamento.

Portanto, você, como gestor, precisa ter um olhar amplo e que consiga abranger todas as áreas do seu suporte. Por isso, você deve analisar desde a divisão das tarefas de atendimento, indo até à avaliação do pós-atendimento feita pelos clientes.

Logo, para te ajudar a gerir melhor a sua equipe de suporte, criamos esse artigo. Nele, te damos 4 dicas para te ajudar a melhorar cada dia mais como gestor. Confira!

4 Dicas para Gerir melhor a sua equipe de Suporte

Como mostramos acima, para que uma empresa consiga bons resultados, é essencial que ela possua líderes competentes. Por isso, saber como liderar uma equipe com eficiência é crucial!

Gerir uma equipe de suporte pede uma boa comunicação, processos bem definidos, um bom cronograma e uma liderança com visão de todas as etapas do atendimento. 

Há diversas posturas e atitudes que devem ser adotadas por aqueles que querem liderar uma equipe com eficiência. E, para te ajudar nessa tarefa, separamos 4 Dicas para gerir melhor a sua equipe de suporte. Elas são:

  • Inclua a sua equipe no planejamento;
  • Ganhe mais tempo automatizando as tarefas;
  • Invista na capacitação da sua equipe;
  • Conte com a tecnologia certa para centralizar o trabalho do seu suporte;

Abaixo, vamos entender melhor essas dicas!

Inclua a sua equipe no planejamento

É crucial que você, como gestor de equipe, os inclua em todos os principais planejamentos da área. Afinal, antes de definir quais são os objetivos da área, você precisa entender os desafios que eles enfrentam no momento e tentar sanar eles.

Além disso, ao levar a sua equipe para o planejamento, você consegue alinhar as expectativas da empresa com o suporte. Conseguindo definir assim, os objetivos para o próximo período, como, por exemplo, aumentar o NPS do suporte.

Ganhe mais tempo automatizando as tarefas

Muitas atividades são realizadas manualmente pela equipe de suporte. A conclusão da tarefa manual custa tempo e esforço, deixando margem para erros. Por isso, empregue técnicas de automação para ganhar cada vez mais tempo. Afinal, com elas, você consegue simplificar a criação de tickets; intensificar, designar e protocolar; realizar ações de emissão de tickets específicos para condições de eventos predefinidos; gerenciar alertas e notificações de tickets encerrados, entre outras tarefas.

E, para automatizar suas tarefas, que tal você conhecer o Acelerato? Ele é uma ferramenta online de gestão de Help Desk, que permite que o seu suporte tenha cada vez mais qualidade e eficiência, controlando seus chamados e melhorando a Satisfação de seus clientes. 

Invista na capacitação da sua equipe

Contar com uma equipe de atendimento bem treinada e que possua bastante conhecimento técnico é uma ótima para melhorar a gestão da sua equipe. Logo, essa deve ser uma das suas preocupações como gestor.

Por isso, crie um plano de treinamento para sua equipe de suporte, afinal, ela precisa sempre estar se desenvolvendo e com o conhecimento sempre em alta. Dessa forma, eles conseguem propor as melhores resoluções para seus clientes.

Além disso, ao perceber que a empresa está investindo em seu conhecimento, o colaborador fica mais engajado e feliz, trabalhando com mais vontade. Afinal, é cada vez mais raro uma empresa que investe em capacitar constantemente seus colaboradores. Por isso, uma das “consequências” é o engajamento dele!

Conte com a tecnologia certa para centralizar o trabalho do seu suporte

E a nossa última dica, é a principal. Afinal, de que adianta você seguir todas as nossas dicas para gerir melhor o seu suporte, se você conta com um software de atendimento ruim ou, pior ainda, utiliza o e-mail para realizar o controle dos seus chamados?

Por isso que contar com Software de Atendimento especializado, como o Acelerato, é fundamental para auxiliar a sua equipe de Help Desk a oferecer sempre a melhor experiência para o seu cliente.

Com ele, é possível realizar um maior controle de suas demandas e ver quais foram atendidas, quais não foram e quais estão em andamento.  

Além disso, realizar o monitoramento de suas métricas com o Acelerato é muito mais fácil! Já que ele possui um dashboard central em que o gerente de suporte consegue analisar a visão geral de sua equipe ou, atendente por atendente.

Dessa forma, seu fluxo de trabalho fica mais ágil e eficiente. Por isso, conte com um Sistema Online de Gestão de Chamados e Projetos como o Acelerato. Afinal, ele foi criado pensando nas necessidades das empresas de proporcionar um atendimento mais humanizado e eficiente para seus colaboradores.

Conclusão

Espero que essas 4 Dicas para te ajudar a gerir melhor a sua equipe de suporte sejam eficazes para você e a realidade que você enfrenta. Afinal, é sempre importante que o seu help desk não seja o gargalo da sua empresa.E, se você precisa melhorar a gestão de sua equipe de suporte, não deixe de contar com o Acelerato. Você consegue solicitar um teste gratuito de nossa ferramenta, aqui!