A mais importante plataforma de comunicação entre TI e cliente tem nome: catálogo de serviço. Especialistas de atendimento e help desk afirmam que este conteúdo é crucial para uma gestão de qualidade de Tecnologia da Informação.

Acredite: A eficácia de seu negócio está diretamente ligada a existência dessa ferramenta! Isso, porque ela possibilita os processos de oferta e demanda e a ainda o mapeamento das necessidades do cliente.

Afinal, qual a importância de um catálogo de serviço de TI?

Basicamente, um catálogo de serviços deve conter a listagem de serviços prestados por aquele determinado setor. Assim, o cliente consegue tirar todas e quaisquer dúvidas a partir dele. As opções de serviço, o modo como são realizados e entregues e, eventualmente, o valor de cada serviço são alguns item básicos que devem estar no catálogo de serviço.

Outras características importantes de um catálogo de serviço, são:

  • Controlar a demanda, observando qual é a necessidade mais frequente observada no mercado para otimizar o próprio sistema de TI.
  • Automatizar a gestão e o efetivação do serviço solicitado pelo cliente.
  • Precificar de maneira inteligente os mais variados serviços que possam estar dispostos no conteúdo do catálogo.

Como tirar o melhor proveito de um catálogo de serviço de TI

No entanto, há quem fale em certas desvantagens que o catálogo possa oferecer ao Ti. Isto acontece por conta da forma como o conteúdo é apresentado, uma vez que em alguns casos o catálogo que apresenta os serviços é sobreposto por inúmeras questões técnicas, absolutamente dispensáveis ao cliente.

É importante ressaltar que informação em excesso dentro do catálogo de serviço pode fazer com que ocorram inúmeras confusões por parte do cliente sobre este ou aquele serviço, o que muitas vezes afasta as duas partes envolvidas no negócio.

Portanto, a receita do sucesso para seu catálogo é a simplicidade do mesmo. Informações úteis dispostas de forma correta e prática podem gerar inúmeras oportunidades de negócio, tornando a relação com o cliente amistoso e participativa.

Seja minimalista e se coloque no lugar do cliente ao idealizar o conteúdo.

Acelerato

O Acelerato permite com que atendimento seja realizado de maneira prática e eficiente, em qualquer hora ou lugar. A ferramenta online agiliza processos e facilita a vida do cliente.

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.

——————————————————————————————-