Para que as empresas consigam realizar um bom trabalho no atendimento aos clientes, o primeiro passo é estabelecer um método de comunicação eficiente entre ambos os lados. Atualmente, os emails são a forma mais ágil de responder aos clientes e resolver possíveis problemas, porém, até mesmo empresas de pequeno porte recebem um fluxo consideravelmente grande de correspondência online diária, o que acaba representando um desafio para as empresas em como organizar essa quantidade de emails sem que ocorram perdas e falhas.

Uma das alternativas mais utilizadas pelas empresas para a organização da caixa de emails consiste na divisão de diferentes contas de email para cada setor específico, como por exemplo, comercial, contato, suporte, financeiro e outros. Porém, esse sistema está sujeito a vários problemas pois acaba sendo muito comum que os clientes se confundam com tantos emails diferentes e acabem enviando suas mensagens para a conta errada.

Nesse caso, a empresa pode acabar perdendo emails por uma simples falha de comunicação, o que pode resultar em queixas de atendimento e, consequentemente, na perda de clientes.

Para evitar esse problema, uma parcela das empresas prefere adotar uma conta de email única (Inbox Colaborativo), a qual fica responsável por receber todas as correspondências eletrônicas, tanto para o atendimento aos clientes, como para contatar fornecedores, realizar pagamentos e etc. Contudo, essa alternativa também é falha pois ao permitir que vários funcionários diferentes tenham acesso ao mesmo email, as chances de que a mesma mensagem seja respondida mais de uma vez ou que algumas mensagens acabem sendo esquecidas se tornam muito maiores.

Além disso, manter a organização de uma conta de email que recebe um fluxo tão grande de mensagens diárias e que é controlada por tantas pessoas, se tornará rapidamente uma tarefa quase impossível.
 
Desse modo, o método mais simples e prático para organizar a caixa de emails e manter um padrão elevado no atendimento ao cliente é através da adoção de um sistema completo de Help Desk e gestão de projetos como o Acelerato. Com ele, se torna impossível perder emails pois toda a correspondência online recebida permanece armazenada e registrada. Também é possível criar mecanismos de gerenciamento que redirecionam os emails de acordo com o seu conteúdo para o setor responsável, de modo que cada funcionário receba e visualize apenas os emails correspondentes ao seu departamento.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-