Saber gerenciar bem projetos é uma habilidade necessária para o sucesso de qualquer empresa. Normalmente, um projeto envolve uma série de atividades que precisam ser finalizadas em sequência ou em paralelo, a fim de atingir uma meta. 

O Básico para se concluir um projeto com sucesso é conseguir fazê-lo dentro do tempo e orçamento estimados. Um atraso em uma atividade pode ter um efeito dominó, desencadeando repercussões em atividades subsequentes ou relacionadas.

Neste contexto, é importante identificar como cada atividade se relacionam entre si, assim como o tipo de impacto que podem ter uma sobre a outra, para que, além de uma alta qualidade das entregas, seja possível concluí-las no menor tempo possível. E é aí que o ‘método do caminho crítico‘ pode ajudar.

O que é o método do caminho crítico.

Em sua essência, o método do caminho crítico ou CPM é uma técnica que permite identificar as tarefas necessárias para a conclusão do projeto. Com ela, você vai identificar a mais longa sequência de atividades que deve ser concluída a tempo para concluir todo o projeto.

Um projeto, na maioria das vezes, consiste em uma única sequência de atividades que devem acontecer dentro de um determinado período de tempo. Caso contrário, você corre o risco dele não ser concluído a tempo. Mesmo que existam várias atividades, elas, geralmente, estão acontecendo ao mesmo tempo e, se uma delas estiver atrasada, todo o projeto poderá ser atrasado.

Também existem atividades que têm uma programação mais flexível. Você ainda precisa fazê-los, mas a data para finalizá-las não é tão crítica para a conclusão de todo o projeto quanto a de outras atividades.

Vamos pensar na tarefa de ‘Preparar uma refeição’ como exemplo. Basicamente, você precisa cozinhar os alimentos e preparar a mesa. O ideal é que todos os alimentos estejam prontos quase ao mesmo tempo. Mas não importa se você prepara a mesa uma hora ou 5 minutos antes de servir a refeição. Neste caso, o momento da preparação dos alimentos é crítico, e o de colocar a mesa é menos crucial.

Como Montar o caminho crítico

O primeiro passo, é listar cada tarefa necessária para concluir o projeto. para facilitar, relacione cada tarefa a um simbolo ou letra, por exemplo, separar os alimentos (A), temperar as carnes (B), Préaquecer o forno (C),… colocar os talheres na mesa (R) etc. Também coloque o tempo estimado necessário para concluir cada tarefa e seus pré-requisitos imediatos. 

Para facilitar, procure organizar as atividades em “ordem tecnológica”, o que significa que nenhum trabalho aparece na lista até que todos os seus predecessores tenham sido listados. 

AtividadeDependênciaDuração
AInicio20h
BA40h
CA10h
DB,C20h
EC30h
FB10h
GE20h
HG,F30h
Método do Caminho Crítico: Listagem das Atividades

Depois disso, cada atividade é desenhada, com seu identificador e o tempo de conclusão. As relações de sequência e dependencia são indicadas por setas conectando cada tarefa, com seus sucessores imediatos, com as setas apontando para o último. 

Método do Caminho Crítico: Mapeamento das atividades por tempo e dependências

Agora é hora de encontrar o caminho critico. O caminho crítico (ou caminhos) é o caminho mais longo (em tempo) do início ao fim. Ele vai indicar o tempo mínimo necessário para concluir todo o projeto.

Método do Caminho Crítico: Descoberta do Caminho Crítico com o caminho mais longo | A-B-F-H: 150h

Em essência, o caminho crítico é a rota de gargalo. Somente encontrando maneiras de encurtar os trabalhos ao longo do caminho crítico, o tempo total do projeto pode ser reduzido. É claro que, se for encontrada alguma maneira de encurtar um ou mais dos trabalhos críticos, não apenas todo o tempo do projeto será reduzido, mas o próprio caminho crítico poderá mudar e alguns trabalhos não críticos podem se tornar críticos.

GANTT e Caminho Crítico

Os gráficos de Gantt e o método do caminho crítico servem como ferramentas ​​para facilitar o gerenciamento de projetos. Ambos ajudam a monitorar o progresso de um projeto e gerenciar as tarefas associadas para permanecer dentro do prazo e do orçamento.

O Gráfico de Gantt tem como objetivo controlar e gerenciar o cronograma de atividades de um projeto. Com ele, é possível listar tudo que precisa ser feito para colocar o projeto em prática, dividir em atividades e estimar o tempo necessário para executá-las. Para saber mais sobre esse gráfico clique aqui

Caminhos críticos, por outro lado, identificam a sequência de tarefas do projeto que determinam sua duração total e estipulam prazos que você deve cumprir para entregar um projeto.

Quando você usa um gráfico de Gantt em combinação com o método do caminho crítico, pode rastrear as tarefas do caminho ao longo de um período de tempo específico, mantendo seu projeto dentro do cronograma e mitigando quaisquer problemas. Embora a análise do caminho crítico ajude você a fazer melhores estimativas e decisões de agendamento, seu gráfico de Gantt rastreia esse cronograma e monitora de perto o tempo e o progresso do seu projeto.

Quando você tem flexibilidade para monitorar o caminho crítico em uma linha do tempo, usando um gráfico de Gantt visual,você pode ajustar mais facilmente o cronograma do projeto conforme ele avança e obter uma imagem precisa de como cada tarefa está sendo rastreada.

Em resumo, o método do caminho crítico, pode ajudá-lo a visualizar o que precisa ser feito para atingir seu objetivo final. Ela envolve o mapeamento de tarefas-chave ou tarefas críticas necessárias para concluir um projeto e aproveitar essa técnica permite que você gerencie dependências de tarefas e defina prazos mais realistas. 


Caso queira testar nossa ferramenta, clique aqui e solicite o seu teste grátis do Acelerato!