Mais do que belas palavras ditas aos colaboradores, Missão, Visão e Valores devem andar em consonância com tudo que acontece dentro e fora da empresa.

Mas o que é Missão, Visão e Valores?

Missão refere-se à razão de ser de uma determinada empresa.

Visão norteia o modo a empresa conduzirá seus esforços para que se atinjam os objetivos almejados.

Valores dizem respeito à forma como tudo se desenvolverá, de maneira a se pautar em condutas próprias de cada ambiente.

Dicas de como alinhar a Missão, Visão e Valores em uma boa gestão

1- Conheça a fundo a empresa onde trabalha:

A melhor forma de estar em conformidade com algo, é conhecê-lo de perto e de maneira profunda. Procure em todos os meios possíveis, como tudo começou e como os acontecimentos se desenrolaram ao longo do tempo. Este exercício poderá esclarecer muitas questões e ajudar no momento de se portar frente aos desafios profissionais.

2- Pense de forma coletiva:

Vestir a camisa da empresa pode parecer uma expressão ultrapassada. Porém, mesmo nos dias atuais isso pode representar um jeito importante de se conduzir dentro da organização. Quando a empresa prospera, isso é responsabilidade de todos os colaboradores. Isso reforça a importância de dar o melhor de si, sempre atentando para os objetivos traçados, procurando manter-se no firme propósito de corresponder ao ideal.

3- Entenda a importância da boa comunicação:

Comunicar-se é uma das necessidades fundamentais do ser humano. Nesse caso, onde deseja-se o alinhamento de missão, visão, valores e objetivos, o emprego permanente de mecanismos que possibilitem a fluidez da comunicação, é imprescindível. Deve-se evitar interferências negativas nos canais oficiais, tais como rumores, por exemplo. O mais importante é esclarecer o que se espera de cada um e tentar sanar possíveis problemas de forma esclarecedora, sem deixar que dúvidas contaminem a equipe de trabalho.

4- Acompanhe os resultados:

Realizar uma avaliação periódica acerca do próprio desempenho, possibilitará com que se perceba se o os objetivos estão de fato sendo alcançados dentro das condições estabelecidas. Essa mensuração pode ser efetuada mesmo que de forma informal, pois o importante é que se tenha a percepção dos possíveis progressos.

 

Quer receber as últimas novidades sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.