Assim como está acontecendo nas relações pessoais, o uso das redes sociais tem crescido de maneira impressionante também no mundo corporativo. Desde pequenas empresas até algumas das maiores companhias do mundo, todas já utilizam essa ferramenta, seja de maneira agregada com outras alternativas de comunicação, como as intranets, ou até mesmo de forma exclusiva, pois elas já conseguem suprir todas as necessidades de relacionamento.

Uma rede social corporativa eficiente elimina praticamente todas as falhas de comunicação que podem existir dentro de uma empresa, já que, por serem práticas e viabilizarem interações instantâneas, possibilitam que todos os parceiros e colaboradores de uma companhia estejam constantemente integrados, mesmo quando estão em locais distintos. Esse fator é crucial, especialmente em relação à troca de informações e arquivos, demandas fundamentais no mundo corporativo.

CONCEITO

As redes sociais corporativas são ferramentas de comunicação interna que agilizam todas as demandas de relacionamento dentro de uma empresa. Por serem mais rápidas, práticas e eficientes que a maioria dos meios de interação corporativa utilizados até o seu surgimento, as redes sociais corporativas podem ser crucias para o sucesso de uma estratégia de comunicação.

Destarte, esses instrumentos comunicativos já deixaram de ser apenas uma tendência e se tornaram uma realidade dentro da maioria das companhias que querem ter contatos ágeis com todos os seus colaboradores e parceiros comerciais.

PRINCIPAIS PONTOS POSITIVOS

Além da rapidez e da praticidade, que são aspectos fundamentais, as redes sociais corporativas também favorecem a troca de habilidades, pois todos os colaboradores podem compartilhar seus conhecimentos e agregar valores à organização. Com isso, além da eficiência e da agilidade no desenvolvimento das atividades, fatores que podem ser determinantes para o sucesso dos trabalhos, essas ferramentas permitem que surjam talentos até então desconhecidos.

Em relação às interações em si, a grande vantagem das redes sociais corporativas está na ampliação das possibilidades, já que, além de permitirem uma comunicação eficiente entre todos os parceiros e colaboradores, também viabilizam que as empresas se aproximem do seu público, já que quase todo mundo está inserido no mundo digital atualmente. Destarte, as organizações podem conhecer melhor o comportamento e as demandas de seus clientes, o que ajuda a desenvolver estratégias pontuais.

FATORES QUE REQUEREM ATENÇÃO

Um dos aspectos referentes às redes sociais que merecem atenção é a liberdade que elas dão para os seus usuários. No meio corporativo, isso pode acabar gerando conflitos e permitindo que questões internas acabem sendo compartilhadas de maneira equivocada. Dessa maneira, é fundamental que aconteça um gerenciamento extremamente eficiente para evitar a exposição de insatisfações e informações internas.

Além disso, é crucial que qualquer problema relacionado ao uso dessas ferramentas envolvendo algum parceiro ou colaborador seja resolvido da maneira mais discreta possível, pois se isso não acontecer, é possível que a reputação da empresa acabe sofrendo algumas consequências negativas.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-