A cultura japonesa tem muito a contribuir com a forma em que as pessoas vivem e trabalham. Uma dessas filosofias é o Kaizen, há mais de 50 anos ajuda as empresas a ser mais eficientes.

Quer aprender de uma vez por todas o que é Kaizen e o que a sua empresa ganha com isso? Então continue lendo:

Afinal, o que é Kaizen?

Kaizen é uma palavra japonesa que significa “mudança para melhor”.

No contexto empresarial, a principal característica da metodologia Kaizen a busca por melhorias contínuas. Isso, em todas as áreas da empresa, seja em processos internos e até nas entregas aos clientes. Esse processo também envolve todos os funcionários da empresa, do estagiário ao CEO.

Melhoria contínua com Kanban – Descubra!

Uma das bases para o Kaizen são os 5 S. São eles: senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de organização e senso da autodisciplina.

Já falamos sobre o 5 S aqui no blog do Acelerato. Leia e saiba mais dessa interessante metodologia!

Origem do Kaizen

O Kaizen se originou do Sistema Toyota de Produção, ou Toyotismo. Depois da Segunda Guerra Mundial, o Japão passou por um intenso processo de reestruturação. Nesse processo os objetivos eram claros:

  • aumentar a eficiência e produtividade;
  • reduzir estoques (e os custos com eles);
  • evitar desperdícios e gargalos;
  • e muito mais!

O Toyotismo desenvolveu ou popularizou diversas ferramentas, como por exemplo, o Kanban e o Kaizen.

O que o negócio ganha com o Kaizen?

A premissa do Kaizen é muito simples: “Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje!”

O objetivo do Kaizen é reduzir custos e aumentar a produtividade, evitando desperdícios. Assim, o indicador mais importante para esta metodologia é a redução do tempo desprendido em uma tarefa, seja ela produtiva ou administrativa.

Uma empresa que adota o Kaizen acredita que seus colaboradores podem sempre melhorar o desempenho de suas atividades e em seus resultados.

O Kaizen é tão versátil que pode ser aplicado em vários processos e segmentos de mercado, como por exemplo, no Varejo.

Além disso, o Kaizen também pode ter o auxílio de outras ferramentas e metodologias, como o 5W2H ou mesmo o ciclo PDCA.

Melhoria contínua em todos os sentidos!

Vale dizer que a melhoria contínua não é voltada apenas para a empresa, mas também para os indivíduos que atuam nela. Tanto, que o Kaizen valoriza o trabalho em equipe e enxerga no funcionário um dos bens mais valiosos à organização.

Quando se analisa os eixos do 5 S é fácil perceber as vantagens que eles podem trazer na vida pessoal dos envolvidos.

Como ignorar a importância da organização no trabalho, independente da área e atividade desempenhada, não é mesmo?

Melhoria contínua x Mudança radical

O modelo de melhoria contínua se opõe às mudanças bruscas, que acabam perturbando o equilíbrio da estrutura. Em contraposição ao Kaizen há o Kaikaku, ou mudança radical, que prega justamente que, para uma mudança ser efetiva e causar impacto, ela precisa ser drástica.

Em outras palavras, podemos dizer que o Kaizen representa evolução, enquanto o Kaikaku seria quando se aplica uma revolução dentro de uma empresa.

Como começar a aplicar o Kaizen

Aplicar o Kaizen e outras filosofias e ferramentas das metodologias ágeis é mais simples do que você acredita.

Um bom aliado para aplicar esses conceitos no dia a dia é uma boa ferramenta de gestão de projetos ágeis. O Acelerato respira metodologias ágeis desde o seu desenvolvimento e transmite todo esse conhecimento em funcionalidades pensadas nas necessidades dos envolvidos em projetos ágeis.

Com o Acelerato é possível controlar o backlog, associar tarefas, analisar o andamento dos projetos com gráficos Burnup e Burndown, kanban virtual e muito mais. Além disso, é possível ainda controlar como as informações são transmitidas e compartilhadas com públicos internos e externos, através, por exemplo, de envio de e-mails, fóruns e bases de conhecimento.

Conclusão

Percebe a importância do Kaizen e as vantagens que ele pode trazer para a operação de uma empresa?

Então, está na hora de avaliar como a gestão do seu negócio e até mesmo da sua vida pessoal pode se beneficiar de melhorias contínuas e evoluções constantes.

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.