Um planejamento eficiente não se resume apenas em definir objetivos e metas esperadas para a execução de um projeto. Em uma empresa, elaborar planos de ação com informações claras e relevantes pode otimizar o desempenho da equipe, agilizando os processos e evitando falhas de comunicação no decorrer do trabalho.

Muitas vezes, para alcançar a alta competitividade do mercado atual, simples artifícios quando desenvolvidos e aplicados de maneira correta são capazes de trazer inúmeros benefícios aos negócios.

O 5W2H é uma eficaz ferramenta de gestão administrativa utilizada para auxiliar na elaboração de projetos, distribuição e organização de funções e tarefas dentro de uma empresa. A ferramenta de origem japonesa consiste, basicamente, em um check-list para mapear as informações referentes às atividades a serem executadas. Ou seja, são alguns pontos importantes que devem ser esclarecidos inicialmente, buscando a agilidade de execução e evitar qualquer dúvida sobre o planejamento que atrapalhe andamento do projeto.

No check-list do 5W2H, representado por iniciais de termos em inglês, as perguntas de apoio que devem ser respondidas, seja pelo gestor ou por meio de brainstorm, são:

  • What – definir o objetivo do projeto
  • Why – justificar os motivos para realização
  • Where – determinar o local de aplicação
  • When – estipular o tempo gasto até a finalização
  • Who – indicar cada envolvido da equipe
  • How – descrever os métodos de execução
  • How much – definir o custo total

Responder adequadamente a estas sete questões do 5W2H é dar um grande passo rumo à melhoria da qualidade dos serviços no desempenho de um projeto, começando na parte de planejamento.
Esta é uma ferramenta de custo praticamente zero, pois sua implementação pode ser feita através de uma simples planilha de Excel. O diferencial apresentado pelo 5W2H está em sua metodologia simplificada de aplicação e na eficiência de resultados em auxiliar os profissionais a controlarem suas atividades de maneira correta e precisa.

Nesse mundo globalizado, a empresa que quer se destacar e sair na frente das demais precisa investir em tecnologias práticas e inovadoras. Pensando em proporcionar oportunidades de crescimento empresarial que o sistema Acelerato foi criado.

O Acelerato é uma excelente ferramenta online utilizada para gerenciar diferentes projetos. Ele coloca em prática todo o planejamento estabelecido pelo gestor proporcionando maior agilidade a todo processo e controle do andamento das tarefas realizadas. Com certeza este é o diferencial que todos procuram para se destacar dentre os concorrentes.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-