Já falamos muito sobre mapeamento de processos e planejamento estratégico no blog do Acelerato. Mas agora eu preciso reforçar a importância de tirar as ideias da sua empresa do papel com um Plano de Ação.

Preparado para descobrir o que é um Plano de Ação e as principais metodologias disso? Então continue lendo:

Afinal, o que é um Plano de Ação?

Podemos resumir um Plano de Ação como um documento que reúne o que, de fato, será executado dentro de uma estratégia. O Plano de Ação também pode ser chamado de Plano de Trabalho ou Plano de Atividades.

Um Plano de Ação não precisa ser um documento grande e complicado. Seu objetivo é ser efetivo e trazer clareza para a execução das tarefas definidas.

Geralmente o Plano de Ação é organizado em formato de planilha onde se listam as informações mais pertinentes sobre as tarefas listas, como por exemplo:

  • Lista das tarefas;
  • Prioridades;
  • Impedimentos;
  • Profissionais responsáveis,
  • Datas de início e conclusão das tarefas;
  • Recursos necessários;
  • Orçamento previsto;
  • Comentários;
  • E muito mais!

Não se vislumbre com a quantidade de variáveis que você pode colocar em um Plano de Ação. Lembre-se, reúna somente as informações que forem pertinentes!     

Modelo de Plano de Ação

Muitos profissionais ainda se perdem ao montar um Plano de Ação. Por isso, um Modelo de Plano de Ação pode ajudar muito nos primeiros passos para tirar as ideias da sua empresa do papel.

O Acelerato lançou uma Planilha Gratuita de Gestão de Tarefas que é um excelente Modelo de Plano de Ação para você usar. Inclusive, esse template foi construído no Google Sheets, o que permite o compartilhamento com outros usuários.

 Baixe Grátis a Planilha de Gestão de Tarefas do Acelerato                   

Com essa Planilha de Gestão de Tarefas é possível gerenciar a conclusão das atividades, os responsáveis, possíveis impedimentos e até mesmo medir o cumprimento dos prazos estipulados.

Ferramentas que ajudam no Plano de Ação

Com certeza você já ouviu falar de alguma ferramenta ou metodologia para execução de um Plano de Ação. Vamos conhecer algumas:

Plano de Ação 5w2h

A metodologia 5w2h consiste em responder sete perguntas para definir o propósito de projetos, processo e até mesmo de um plano de ação. Ele consiste em:

5 W: What (o que será feito?); Why (por que será feito?); Where (onde será feito?); When (quando?) e Who (por quem será feito?).

2 H: How (como será feito?) e How much (quanto vai custar?)

O 5w2h é uma ferramenta prática e traz clareza no que deve ser feito, nos recursos disponíveis e principalmente: na importância daquele plano de ação para a operação da empresa.

Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é muito usado por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão. Essa sigla significa plan (planejar), do (fazer), check (checar) e act (agir).

Desse modo, o primeiro passo é planejar um Plano de Ação. Em seguida, executar isso, analisar os resultados e executar as ações para corrigir problemas ou otimizar situações para melhorar os resultados.

Acelerato Audit – Auditoria de Loja

Será que sua ferramenta de gestão está preparada para apoiar sua operação no que diz respeito a planos de ação?

Uma atividade que geralmente desencadeia planos de ação (e medidas corretivas) é a Auditoria Interna. Faça auditorias regulares nas diversas operações do seu negócio. Acredite: é melhor que você localize falhas e tenha tempo de corrigi-las do que uma Auditoria Externa às encontre.

Para ajudar essa operação, desenvolvemos o Acelerato Audit para garantir que seu negócio esteja de acordo com os critérios estabelecidos. Ele atua na auditoria interna de uma empresa, sendo bastante flexível sobre quais operações consegue atuar.

Assim que a auditoria do Acelerato Audit registrar inconformidades, é possível incluir evidências (através de fotos e documentos) e criar planos de ação para que os problemas sejam resolvidos na raiz.

Conclusão

Espero que tenha ficado claro como fazer um plano de ação e a importância disso para elevar a qualidade da gestão da sua empresa.

Baixe o modelo de Plano de Ação e as ideias da sua empresa do papel!

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.