Atualizado: 07/04/2022

Desenvolver um software exige uma gestão de projetos eficiente para que a equipe seja capaz de aplicar as técnicas necessárias, utilizar as ferramentas disponíveis e otimizar seu conhecimento e suas habilidades para agregar valor ao produto.

Segundo dados coletados pelo PMI (Project Management Institute), 20% do PIB do mundo é investido na execução de projetos. Ou seja, mais de 12 trilhões de dólares de toda a riqueza mundial são usados com o intuito de melhorar ou criar algo por meio da gestão de projetos.

Independentemente da complexidade, os profissionais podem tirar proveito dos métodos ágeis de desenvolvimento de software para ter mais controle e rapidez na execução do serviço. 

Podemos ver isso na prática com os dados coletados pela CollabNetVersionOne no  13º Relatório Anual do Estado Ágil. Segundo a pesquisa, 97% das pessoas presentes disseram que suas empresas praticam a metodologia ágil, enquanto 95% afirmaram ter tido sucesso em pelo menos um de seus projetos e 48% obtiveram sucesso em todos eles.

A metodologia ágil é baseada em princípios que valorizam a interação entre os indivíduos, a funcionalidade do software, a integração entre o design e fatores técnicos, a capacidade de reação frente a mudanças, rapidez na entrega, cooperação e satisfação do cliente.

Em conclusão, a metodologia ágil te ajuda a otimizar tempo, acompanhar a evolução do projeto e o cumprimento das metas ou objetivos estabelecidos, priorizar as demandas mais importantes e quantificar a produtividade.

Por isso que, para te ajudar a suprir as necessidades do cliente e até superar suas expectativas, criamos esse artigo. Nele, te mostramos 4 Práticas para um Para Uma Gestão De Projetos Mais Ágil. Confira!

INTERAÇÃO ENTRE EQUIPES

Na metodologia ágil, a interação entre a equipe é essencial, já que cada profissional tem uma função importante, deve saber quais atividades devem ser realizadas, quais são os objetivos e os prazos. O gestor de projetos deve valorizar cada integrante e a comunicação deve ser fácil e eficiente entre os membros da equipe e também com o cliente.

PLANEJAMENTO FLEXÍVEL

A criação de um planejamento flexível das atividades e de um cronograma com os prazos a serem cumpridos também é importante. O planejamento dará as coordenadas para que o projeto saia do papel e tome forma, de maneira que possa ser adaptado caso ocorra alguma mudança e defina as prioridades.

TENHA UM PENSAMENTO SIMPLES

Ter um pensamento simples é outra prática que ajuda na gestão de projetos ágil. 

Deve-se começar do ponto mais básico para o mais complexo, utilizar o menor número possível de métodos e atender às exigências atuais. O projeto deve ser lapidado sempre com foco na simplificação do código sem reduzir as funcionalidades do software.

DE FEEDBACKS

Outra prática do método ágil é o feedback gerado por meio de testes constantes do software. 

Dessa forma, os resultados apresentam os possíveis erros e se as funcionalidades atendem as necessidades dos clientes.

Como por exemplo, fazer a entrega frequente do projeto com versões atualizadas do software, contribui para o feedback do cliente. 

A descrição do sistema deve apresentar ao cliente o seu desenvolvimento de forma transparente e de fácil compreensão, sem a inclusão de termos técnicos.

Durante o desenvolvimento do projeto, todos os profissionais que fazem parte da equipe devem conhecer o código com objetivo de agregar valor ao produto final, mesmo que não tenha sido o criador deste código específico. 

Assim, caso ocorra algum problema e algum membro tenha que sair da equipe, não há prejuízos na continuidade do projeto.

CONCLUSÃO

Viu como ter uma Gestão de Projetos ágil não é tão difícil? Para isso, é necessário investir na metodologia ágil, e, claro, em uma boa ferramenta capaz de gerenciar múltiplos projetos e equipes.

Afinal, elas permitem que você priorize as demandas e saiba exatamente o que cada membro da sua equipe está fazendo.