Sabemos que todo projeto tem como objetivo fazer uma entrega com o maior número de assertividade. Porém, quem trabalha com gestão de projetos no dia a dia sabe como o aumento no número de reuniões fazem com que as entregas sejam prorrogadas. Logo, saber como aumentar a produtividade com uma melhor Gestão de Projetos pode ser um diferencial!  

Já que, independente da complexidade da atividade ela exige total dedicação do seu time. Porém, sabemos que imprevistos podem acontecer, com sua equipe não conseguindo entregar as tarefas no prazo estipulado ou com a eficiência esperada pela empresa.

Logo, uma das necessidades que temos, é o de aumentar a organização e distribuição de tarefas da nossa equipe. Essa melhor Gestão dos Projetos os auxilia a aumentar a produtividade no trabalho, sendo parte importante para alcançar melhores resultados.

Por isso que nós, do Acelerato, separamos a seguir, algumas dicas para te ajudar a entender como você consegue usar a gestão de projetos a seu favor para melhorar a produtividade da sua equipe. Confira!

4 Formas de aumentar sua produtividade com a Gestão de Projetos

1) Planeje suas ações

A demanda nunca para, a todo momento uma nova solicitação chega na sua caixa de e-mail. Por isso, você, como gestor, precisa fazer um planejamento estratégico para que, de alguma forma, todos da sua equipe sejam produtivos e eficazes na entrega.

Entretanto, para que essa entrega seja feita com sucesso, algumas atitudes devem ser tomadas com a finalidade de não acontecer interrupções e outras irregularidades. Uma delas é o planejamento de cada passo, analisando quais são as direções mais adequadas para completar toda a demanda.

Por isso, antes de fazer as entregas, confira o histórico do cliente e se pergunte:

  • O projeto pode ser realizado em etapas?
  • Quantos profissionais serão necessários para o desenvolvimento?
  • Qual o tempo necessário para concluir o projeto?

Essas informações são vantajosas para a distribuição de tarefas e ainda podem facilitar realização de operações e no cumprimento de prazos.

2) Avalie seu processo após terminar o projeto

Com o projeto concluído e com as retrospectivas e relatórios feitos, é hora de olhar para cada meta e avaliar cada passo do processo.

Não considere apenas o sucesso, mas sim, o que você gostaria de replicar no futuro. O segundo passo, é procurar as falhas, o que você pode melhorar no próximo projeto para evitar as mesmas dificuldades? 

Fazer essas ações te ajudará a aprimorar seu método de gerenciamento e deixará os próximos projetos ainda melhores. 

3) Boa comunicação interna

Ter uma boa comunicação interna é a chave para a melhora da produtividade. Tendo isso bem estruturado, você consegue emitir comunicados e outros materiais que servirão de suporte para os colaboradores executarem suas tarefas.

Além disso, você também pode enviar outras campanhas como uma newsletter da empresa, utilizando a tecnologia a seu favor para ganhar agilidade no dia a dia. 

O uso de softwares de gestão de projetos, por exemplo, permite que você envie mensagens e compartilhe a evolução, dúvidas e a documentação com o time e os clientes.

4) Tire um momento para realizar uma pausa

Uma pequena atitude pode botar toda produtividade da sua equipe em risco, por isso, sempre que possível, evite colocar tanta pressão neles. Afinal, esse é um dos motivos que levou a pausa durante o expediente ter se tornado tão valiosa e importante para o meio corporativo, já que proporciona tranquilidade para o próprio pensamento e a renova as energias.

Quando estamos passando por um momento de pressão é comum que nossas habilidades diminuam, assim como nossa capacidade de pensar melhor.

Para que o hábito de intervalos seja um sucesso e não afete o rendimento de toda a equipe é necessário estabelecer uma cultura interna de colaboração, onde todos possuem autonomia para tomar um café, fazer um lanche, ou outros serviços. Em outras palavras, sua equipe terá mais disposição para concluir os projetos de forma proativa.

Uma prática que pode auxiliar a sua equipe a gerenciar melhor o seu tempo com as pausas, é a utilização de uma técnica de gestão de tempo, como o Pomodoro. Afinal, esse tipo de técnica permite que seus colaboradores fiquem com a mente mais relaxada, auxiliando na tomada de decisões. 

Conclusão

O que achou de conhecer mais sobre 4 formas de aumentar a produtividade com a Gestão de Projetos? Note que,  além das boas práticas, é necessário contar com ferramentas que te ajudem a ganhar tempo para melhorar os resultados da equipe envolvida no trabalho.

Por isso, contar com sistemas como o Acelerato é uma ótima maneira de garantir a produtividade do seu time da melhor maneira e de forma integrada, com eficiência e agilidade. Caso queira conhecer mais sobre a nossa ferramenta e descobrir como podemos te ajudar com a sua gestão de projetos, clique aqui e fale com um de nossos consultores!