A importância do CRM no contexto organizacional de uma empresa é mais do que inegável nos tempos modernos. O Customer Relationship Management é definido como uma espécie de estratégia e plano de organização visando a satisfação total do cliente, que passará a ser tratado de forma exclusiva. Os processos de integração e organização dos dados dos clientes são os maiores legados desta plataforma comercial.

No entanto, apesar de todas essas benesses, algumas equipes de venda e marketing de produtos acabam tendo alguns tipos de dificuldade a partir da implantação deste sistema. Esta dificuldade está atrelada, em muitos dos casos, à falta de conhecimento geral a respeito deste sistema. Portanto, é preciso é que a organização implante uma base teórica bem delineada para que os funcionários compreendam a importância de todo este cenário.

Abaixo, é possível diagnosticar três motivos pelos quais a sua equipe de vendas e marketing possa estar “odiando” este sistema. Também é possível observar algumas dicas a respeito de como é possível contornar este cenário de insatisfação.

Motivos e soluções

Confira quais são os três principais motivos da insatisfação de sua equipe e encontre dicas para contorná-los:

Falta de conhecimento abrangente

Este é o primeiro e principal motivo. É comum que os integrantes da equipe não estejam habituados com a ferramenta e, partindo desta ideia, passem a enxergar dificuldades que não existem na utilização do mesmo.

Logo, o ideal é que os responsáveis pela empresa criem uma espécie de cartilha, demonstrando todos os benefícios de um Sistema CRM.

Foque principalmente nos aspectos de operação do software, também chamado de mapeamento de clientes, na análise geral (captação de dados) e na parceria com o cliente, atributos que a plataforma oferece.

Mudança repentina no processo de vendas.

Outra dificuldade observada e que faz com que a equipe tenha certa antipatia pelo CRM é o processo da mudança ideológica de trabalho imposta de maneira repentina. A solução para este impasse, no entanto, é fácil de ser encontrada e propagada: ceda um período considerado de tempo justo para que os integrantes da equipe assimilem o conteúdo de forma a se acostumarem com a ferramenta. Outra dica é promover esta mudança de maneira gradativa.

O tempo “perdido”.

Este motivo é o mais contraditório. Ao incluir os dados dos clientes na ferramenta, a equipe imagina que esteja “perdendo” tempo. O curioso é que o sistema promove justamente o contrário. Ao criar este mapeamento completo de um cliente, a equipe, no futuro, ganhará tempo – pois irá detectar automaticamente as necessidades e os anseios deste mesmo cliente.

Portanto, basta mudar a filosofia de trabalho, fazendo com que a equipe abra a menta e entenda todo este panorama.

Sistema CRM Acelerato

O software online de CRM e atendimento exclusivo ao cliente da Acelerato é um dos mais poderosos do mercado. Uma ferramenta bem desenhada em meio a uma ideia bem sucedida. Adquira já o sua plataforma e prove toda esta eficiência do software.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-