Entender o que é a Vantagem Competitiva e como utilizar essa competência da melhor maneira é algo importantíssimo para que sua empresa distancie-se do seu concorrente.

Por isso, para te ajudar a identificar e oferecer da melhor maneira suas vantagens, criamos o texto a seguir. Confira!

O que é a Vantagem Competitiva

A Vantagem Competitiva é caracterizada pelas ações que uma empresa realiza e que a difere da concorrência. Ou seja, é a forma que determinada organização encontrou para entregar mais valor. 

Seja pelo esforço, organização, características econômicas ou desempenho financeiro, por exemplo, a empresa que possui maior vantagem competitiva normalmente destaca-se por algum desses pontos. 

Ou seja, da mesma maneira que você busca se diferenciar no seu ambiente de trabalho, as empresas o fazem no ambiente corporativo.

O criador desse conceito, foi o professor de Administração e Economia da Harvard Business School, Michael Porter. Ele desenvolveu essa teoria em 1985, visando implementar um maior crescimento para as empresas, focando em suas estratégias.

Porter identificou em seu livro “Vantagem Competitiva”, de 1989, três estratégias chave para bater de frente com sua concorrência. Elas são:

  • Estratégia de Liderança de Custo;
  • Estratégia Diferencial;
  • Estratégia de Foco;

Abaixo, vamos destrinchar elas para facilitar o entendimento! 

Estratégia de liderança de custo

Como o próprio nome sugere, a estratégia de liderança de custo é aquela em que a empresa que for capaz de produzir o mesmo produto, ou algo com qualidade similar, e tiver o menor preço, levará vantagem sobre o concorrente. 

Além disso, quanto menor for o seu custo de produção, maior será o seu lucro. Isso possibilitará o investimento em novos produtos ou em sua empresa, melhorando cada vez mais.

Estratégia diferencial

Já a estratégia diferencial, dá-se quando o seu produto é diferente dos produtos disponíveis para o consumidor. Porém, para que ele tenha sucesso, é primordial que ele seja atraente e tenha mais benefícios do que a concorrência. 

Para isso, realizar pesquisas de mercado, investir no design e oferecer uma melhor usabilidade, são pontos bem vistos pelo consumidor. Como resultado, ele normalmente não liga para o preço, e sim para seus benefícios.

Estratégia de foco

Por último, a estratégia de foco. Ela visa atacar algum mercado que tenha pouca ou nenhuma concorrência, ao invés de atingir algum mercado amplo. 

Para realizar isso da melhor maneira, as empresas procuram focar nas dores do cliente. E elas fazem isso sempre com soluções que visam melhorar o seu dia a dia. 

Um ponto importante para destacarmos, é que o uso das 3 estratégias juntas, é normalmente uma má ideia. Segundo Porter, o ideal é encontrar a que melhor adequa-se ao seu produto e mercado, para aí sim obter sucesso. 

Ok, mas como eu identifico a Vantagem Competitiva em minha empresa?

Para identificar a sua Vantagem Competitiva, um dos conceitos base para as empresas, são as 5 Forças de Porter

Elas são divididas em:

  1. Rivalidade entre concorrentes;
  2. Poder de Negociação dos Clientes;
  3. Poder de Negociação dos Fornecedores;
  4. Ameaça de Novos Concorrentes;
  5. Ameaça de um Produto Substituto;

Abaixo, vamos entender mais sobre cada um deles.

Rivalidade entre Concorrentes

A primeira força de Porter que vamos falar, é a da rivalidade entre concorrentes. Em primeiro lugar, definimos quais são nossos concorrentes; qual a demanda do produto em questão; como funciona o mercado; qual a forma de competição dos concorrentes, se é por preço ou outras vantagens; 

Realizando essa primeira análise, conseguimos ter um panorama do nosso mercado de atuação. Dessa forma, entramos nesse mercado sem “vendas nos olhos”.

Poder de Negociação dos Clientes

Esse ponto é importantíssimo! Afinal, não adianta de nada você ter um bom produto, se o cliente não estiver no foco de sua operação.

Por isso, é importante tentar aceitar as formas de pagamento disponíveis no mercado, além de conseguir barganhar um pouco no preço, afinal, o cliente sempre pede um descontinho, não é mesmo?

Poder de Negociação dos Fornecedores

Outro ponto que não podemos negligenciar, é o poder de barganha dos fornecedores. Afinal, por fornecerem as matérias-primas, negociar o melhor preço com eles acaba por refletir no preço final do seu produto. Portanto, garantir um preço baixo e que te dê lucro, é uma vantagem importante para o seu negócio e, para o seu cliente.

Ameaça de Novos Concorrentes

Outro grande ponto de atenção, é a sempre iminente entrada de novos concorrentes. Como resultado da volatilidade do mercado, temos que ficar sempre atentos para não manter os investimentos em um produto obsoleto e que não ofereça mais vantagens para o seu consumidor.

Um grande exemplo, é do mercado automobilístico, com lançamentos anuais e sempre com novas tecnologias. Com a entrada de grandes empresas de tecnologia, a concorrência vai ficando cada vez mais acirrada. A Tesla, por exemplo, produziu somente no último trimestre de 2019, mais de 90.000 carros elétricos. Outro exemplo, dessa vez para concorrer com a Tesla, é o da Rivian Automotive, uma startup que também irá produzir carros elétricos, mas com o foco em SUVs e Caminhonetes

Ameaça de um Produto Substituto

Junto com a possível entrada de novos concorrentes, existe sempre a iminente ameaça de um produto substituto. Podemos lembrar, por exemplo, das bicicletas por aluguel, como a Yellow, que pode acabar concorrendo com os patinetes elétricos, seja os da própria empresa de bicicletas, como o de concorrentes, como a Grin. Ou seja, acabar sendo sempre a marca a oferecer o que há de mais novo é quase impossível.

Agora que você já sabe como identificar as 5 Forças de Porter, definir qual é a sua vantagem competitiva ficou mais fácil, não é mesmo?

Com essa quantidade de dados colhidos durante a análise, basta lembrar-se do começo do texto, quando falamos das 3 estratégias chave para bater de frente com qualquer negócio!

Exemplos de vantagem competitiva

Agora que entendemos sobre a Vantagem Competitiva, seus diferenciais e como identificá-las em sua empresa, vamos dar alguns exemplos do que pode ser considerado uma vantagem competitiva atualmente. Veja:

  • Design marcante;
  • Colaboradores engajados;
  • Ser aberto a feedbacks;
  • Qualidade no seu atendimento;

Abaixo, vamos entender mais sobre esses pontos!

Design Marcante

Ter um design marcante é algo que com certeza é um diferencial competitivo, não é mesmo? Basta não ir muito longe e lembrar do “logo da maçã”, por exemplo. É claro que ao ouvir essa expressão, você acaba lembrando-se da Apple. 

É esse tipo de vantagem competitiva que contar com um design marcante oferece para a sua empresa.

Colaboradores Engajados

Pode parecer besteira, mas contar com colaboradores engajados faz toda a diferença para o cliente. Afinal, uma equipe alinhada e que vai focar em resolver o problema do seu cliente, ou atendê-lo da melhor maneira é, com certeza, uma grande vantagem competitiva.

Ser Aberto a Feedbacks

Estar sempre disposto a melhorar, seja ouvindo o que o seu cliente ou funcionário têm a dizer sobre seu produto/empresa, é algo que faz a diferença. Isso acontece porque quando estamos dispostos a ouvir a opinião dos outros, estamos sempre querendo melhorar cada vez mais.

Qualidade no seu Atendimento também é uma vantagem competitiva

Já por último e de extrema importância, vêm a qualidade no atendimento. De acordo com a pesquisa “State of global customer service report – 2018”, realizada pela Microsoft, no Brasil, 85% dos consumidores acreditam que o atendimento ao cliente é muito importante para que uma marca tenha a sua fidelidade. 

Além disso, 76% afirmaram que já deixaram de realizar um negócio com alguma marca devido à uma experiência ruim de atendimento.  

Use um sistema de atendimento integrado como vantagem competitiva

Números como esses citados acima só reforçam a importância que o atendimento ao cliente têm como decisor de compra. Logo, contar com um sistema de atendimento ao cliente integrado a gestão de projetos, como o Acelerato, é essencial como uma vantagem competitiva. 

Afirmamos isso porque, utilizando um único sistema, a sua equipe de suporte pode criar, diretamente de chamados ou ideias de melhorias criados pelo seu consumidor, demandas para a equipe de desenvolvimento. Isso mostra como é possível facilitar a vida deles, uma vez que não foi nem preciso ligar para abrir o pedido ou ideia de melhoria.

Essas sugestões ficam públicas na nossa plataforma,  dessa maneira, outros usuários conseguem analisá-las e endossar alguma que ele esteja de acordo! 

O Acelerato também permite que você gerencie múltiplos projetos e múltiplas equipes, priorizando demandas e sabendo exatamente o que cada membro da sua equipe está fazendo. Facilitando cada vez mais o gerenciamento dos seus colaboradores e o overview geral das demandas, possibilitando melhorar cada vez mais o seu atendimento.

Vale lembrar que a ferramenta é 100% online, ou seja, você não precisa instalar ele na sua máquina. Essa é uma grande diferença, uma vez que a implantação do Acelerato em seu atendimento também é rápida, sendo possível de realizar em pouco tempo. 

Além disso, você conta com diversas funcionalidades e preço totalmente acessível, pensado para tornar o atendimento ao cliente mais eficiente e veloz, melhorando cada vez mais a sua imagem com os consumidores. 

Conclusão

Como vimos, a vantagem competitiva possui diversas estratégias e benefícios que o farão, no mínimo, bater de frente com o seu concorrente.

Por isso, utilizar a Vantagem competitiva e todos os seus benefícios é importante para te ajudar a identificar o seu grande diferencial, bem como te ajudar a explorar ele da melhor maneira possível.

Cadeia de Valor