Em dias em que a tecnologia se instalou e se tornou imprescindível para se realizar tarefas e processos diversos, o ramo de vendas também está refém do mundo digital e através dele se obtém várias armas e formas de aumentar seus números e também alcançar o sucesso.

Vou falar aqui de uma parte importante no processo de vendas, fundamental na otimização e alcance do sucesso que é entender como e porque as pessoas compram, e como usar isso a seu favor. Vender exige conhecimento e preparação.

As pessoas compram algo esperando sempre uma mudança positiva em suas vidas, é preciso simplesmente fazê-las entender e mostrar esse resultado positivo, de um modo prático seria identificar nessa necessidade as soluções e os benefícios que aquela compra irá lhe oferecer.

É preciso no entanto identificar qual a real necessidade do comprador pois nesse processo você pode estar oferecendo apenas vontades, ou seja, você pode estar apresentando algo que lhe seja útil, legal, mas não fundamental no real motivo de compra dele, por isso é importante identificar o quanto antes o problema dele e a mudança positiva que o seu produto irá ocasionar nele.

Saber identificar a necessidade não é tudo, faz parte desse processo identificar quais clientes realmente tem interesse no seu produto e principalmente a abertura que ele lhe dará, o fato de o cliente lhe dar oportunidade de apresentar seu produto já é um grande passo para realizar a venda, e o fato de ele questionar quanto custa seu produto nem sempre o classifica como um potencial cliente. É preciso então estabelecer qual cliente tem potencial, transforma-lo em oportunidade, mostrar o quanto o seu produto é a escolha certa e aí sim negociar a venda. Isso tudo mostra que existem fases e que precisa respeita-las para conquistar e cativar seu cliente.

Acima de tudo em sua grande maioria as pessoas compram de quem gostam, ou seja, é imprescindível conquistar respeito e confiança para alcançar o sucesso, tenho isso como principal arma para realizar a venda, ou seja, ser educado, prestativo, se por no lugar dele e entender sua necessidade tornam as coisas mais simples, mais concretas e acertivas.

Sou Analista Comercial responsável pela venda de um software para gestão de atendimento e projeto, o Acelerato, e durante essa minha experiência nessa função obtive melhores resultados a partir desse breve entendimento dos processos e características do público alvo, e o próprio Acelerato me ajuda a classificar meus potenciais cliente de forma prática e objetiva.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.

Até a próxima!

——————————————————————————————-