O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é um mecanismo fundamental para a boa relação entre empresa e cliente. Porém, com a evolução advinda da internet e das redes sociais, uma nova forma de atendimento precisou ser criada: o SAC 2.0!

Por isso, vamos entender 05 benefícios que esse tipo de atendimento traz para a sua empresa!

Antes de tudo, o que é o SAC 2.0?

Uma forma simples de definir esse tipo de atendimento, é pensar que todo atendimento realizado por meio de um canal digital, enquadra-se no SAC 2.0. 

E nesse ponto, podemos incluir a página de suporte que você pode ter no seu site, o chat online de autoatendimento, o chatbot, as respostas nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui, atendimento via WhatsApp, entre outros. 

Pela gama de canais que temos no SAC 2.0, é de suma importância contar com uma equipe disponível e dedicada para “tomar conta” desse tipo de atendimento.

Por isso, é importante lembrar que nem só de redes sociais vive o atendimento online ao cliente. Por isso, vamos entender um pouco sobre as principais diferenças entre eles!

Principais diferenças do SAC 2.0 para as Redes Sociais

Como falamos acima, o atendimento via redes sociais é diferente do SAC 2.0. Apesar de serem complementares, o segundo é um pouco mais abrangente. Isso acontece porque ele envolve todos os canais digitais da empresa, os sites de reclamação, comentários em sites e outros.

Agora quando falamos das redes sociais, percebe-se que fechamos no Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp. Por isso, é importante lembrar que além de complementares, o SAC 2.0 engloba muito mais do que as redes sociais.

Agora sim, os 05 benefícios do SAC 2.0 para a sua empresa

Alguns dos benefícios que conseguimos obter quando implementamos de forma eficiente, uma estratégia de atendimento 2.0 são:

  1. Maior agilidade na resolução dos problemas;
  2. Mais proximidade com o seu consumidor;
  3. Amplia seus canais de atendimento ao cliente;
  4. Auxilia seu marketing;
  5. É fácil de metrificar;

Abaixo, vamos entender um pouco melhor sobre eles.

Maior Agilidade na resolução dos problemas

Um dos principais benefícios que percebemos quando temos o SAC 2.0 implementado em nosso atendimento, é a velocidade com que resolvemos os problemas do cliente. Isso é importantíssimo, afinal, ninguém gosta de esperar muito pela resolução do seu problema, não é? Além disso, essa estratégia também permite que você atenda mais de um cliente por vez. Isso aumenta o dinamismo que esse tipo de atendimento necessita.

Por isso, trabalhe para ter sempre uma rápida taxa de resposta. Isso evita que um cliente com raiva crie um problema falando mal da sua empresa pela internet.

Mais proximidade com o seu consumidor

Além de ter mais velocidade, contar com um SAC 2.0 estruturado também torna o teu cliente mais próximo de você. Afinal, seja pelas redes sociais ou pelos chats de atendimento, ele consegue de forma rápida, resolver seus problemas, tirar suas dúvidas, sugerir melhorias e muito mais. 

Além disso, essa comunicação é importantíssima para que você tenha cada vez mais informações sobre o seu cliente. Isso permite que você crie conteúdos que você sabe que estão de acordo com o que seu público consome, tornando a sua comunicação mais assertiva.

Amplia seus canais de atendimento ao cliente

É sempre bom oferecer mais formas de atendimento ao cliente, não é mesmo? Afinal, dessa forma, é possível atender desde o cliente que odeia falar ao telefone, até o cliente que prefere a ligação e que sente que sem o telefonema, ele não conseguirá ter o seu problema resolvido.

Além disso, com o SAC 2.0, ainda é possível atender de forma indireta os clientes, tirando suas dúvidas realizando comentários e perguntas, que podem atender a mais de um cliente, de forma indireta.

Auxilia o marketing

O SAC 2.0 é um grande auxílio para sua equipe de marketing. Afinal, com ele é possível extrair insights de conteúdos que agradem o seu público, tornando suas redes sociais em canais de informação, não só de propaganda. 

Além disso, com os comentários e avaliações positivos, é possível criar conteúdos que reforcem a efetividade do seu produto. O que é um grande influenciador de decisão para os possíveis interessados no seu serviço.

É fácil de metrificar

Um grande benefício do SAC 2.0, é a capacidade de metrificar tudo o que acontece nos canais digitais. Seja os comentários positivos, as reações negativas, as avaliações, tudo é metrificado. 

Além disso, isso permite que você faça uma análise da performance do seu time, facilitando a análise dos seus resultados nos canais em que você atua.

Conclusão

Viu como ter uma estratégia de SAC 2.0 bem elaborada, te fornece diversos benefícios? Além disso, ele também é um grande facilitador para o seu cliente, que consegue encontrar de forma rápida e na palma da mão um canal de atendimento com sua empresa.

Cadeia de Valor