O melhor atendimento no supermercado é o que vai garantir clientes satisfeitos e muitas vendas

O cliente de hoje não é mais o mesmo de alguns anos atrás. As pessoas buscam cada vez mais qualidade, bom atendimento e preços atrativos, mas não devido à crise econômica que o país vem enfrentando, mas porque as opções de estabelecimentos com muitas vantagens estão cada vez maiores.

Atualmente existem diversos supermercados, minimercados, hortifrutis e até as tradicionais feiras. Tudo isso é concorrência para seu supermercado, portanto, você precisa mostrar aos clientes todas as possibilidades que eles terão caso comprem com você.

Organização dos produtos, ter as melhores marcas e diversidade de preços, oferecer frutas e verduras frescas e praticar ofertas são algumas alternativas para que você faça a diferença, mas para sustentar tudo isso o bom atendimento é essencial.

Sem ele todo o resto cai por terra. Isso mesmo, se você não receber bem o seu cliente, se não for ágil e se não esclarecer suas dúvidas, dificilmente ele vai voltar a comprar de você, mesmo que tenha os preços mais atrativos.

E esse atendimento deve partir de todos os funcionários. O guarda do estacionamento, as pessoas que esclarecem as dúvidas dentro do estabelecimento, os colaboradores do caixa e toda a equipe deve ter sempre o foco no cliente e nas suas necessidades e saber fornecer todas as informações, independentemente da função.

 

Quer saber mais sobre como fazer um ótimo atendimento no supermercado? Então confira as dicas a seguir.

1 – Aproveite o treinamento

A maioria dos supermercados investe em treinamentos, tanto na entrada do funcionário na empresa, quanto em situações específicas que precisem de capacitação. Aproveite ao máximo esse momento e esclareça todas as dúvidas que tiver.

É essencial conhecer bem o negócio e também as técnicas para um bom atendimento. Questões como educação, cortesia e gentileza estão entre os itens mais importantes para prestar um bom serviço, além, é claro, de sempre carregar com você um sorriso e muita simpatia.

2 – Tenha autonomia

É muito ruim quando o cliente precisa esclarecer uma dúvida e, ao perguntar para o funcionário do caixa, ter que esperar chegar o gerente ou um encarregado.

Fique atento a tudo que acontece no seu local de trabalho, conheça todas as normas e procedimentos e esclareça as dúvidas que o cliente tiver. Além de ganhar tempo ele ainda vai voltar ao supermercado porque terá a certeza de que lá pode resolver tudo que precisar de forma ágil.

3 – Fique atento às reclamações

Ninguém quer ouvir críticas, em especial quando sabemos que fizemos o nosso melhor, mas cada cliente é único e pode se incomodar com coisas diferentes, pequenas ou grandes.

Pense que as críticas não são pessoais, mas sim ao estabelecimento, que pode ter aí uma chance de melhorar, por menor que pareça o problema. Às vezes uma coisa aparentemente pequena traz a solução para questões bem maiores, que podem fazer toda a diferença.

Sempre se coloque à disposição e diga que vai resolver. Se não puder fazer naquele momento explique que vai checar qual é a solução e assim que possível dê um retorno ao cliente.

4 – Gere confiança

O cliente precisa de agilidade, eficiência e cordialidade. A pior coisa pra ele é achar que você é uma máquina que só faz aquilo que sua função pede, em especial nos dias atuais, em que cada vez mais as pessoas têm rapidamente nas suas mãos tudo que elas precisam.

Olhe para o cliente, pergunte seu nome, diga o nome dele em voz alta e resolva o que for preciso para que se sinta bem.
Pode ter certeza que ele vai se lembrar de você e do estabelecimento e vai sempre retornar.

5 – Seja honesto

Algumas vezes o cliente não explica da melhor forma o que precisa ou então não se lembra do nome de determinado produto.
Fique sempre atento ao que ele diz, mas caso não tenha entendido, seja sincero e peça que explique melhor, ou solicite que ele vá com você na sessão que pode ter aquele produto que precisa.

Se devido às normas do estabelecimento não for possível fornecer o que ele quer, seja honesto e fale da impossibilidade, explique bem os motivos, mas sempre mostre que você entende seu ressentimento, que sente muito por não poder atendê-lo naquele momento e que vai levar a solicitação para a equipe responsável.

Se for esse o caso, leve mesmo a sugestão do cliente. Ela pode fazer muita diferença para o estabelecimento. Além disso, o que ele precisa pode ser o que muitos outros também precisam.

6 – Mantenha a calma

Nem todos os clientes serão super educados ou estarão de muito bom humor, em especial se estiverem enfrentando um problema no supermercado e principalmente se tiverem passando por momentos difíceis que nada têm a ver com seu estabelecimento.

Alguns chegam até a perder a paciência completamente e podem levantar a voz, chamando a atenção das pessoas ao redor. Essa é uma situação bastante difícil, mas pode acontecer. Você precisa estar preparado para ela e deve manter a calma e a gentileza.

Um ponto importante com relação a esse tipo de situação é que muitas vezes o cliente só fica irritado porque estava esperando muito do estabelecimento e teve uma decepção por algum motivo. Você pode ser a peça-chave para mostrar que ele está enganado e que de fato a primeira impressão é a que deve permanecer.

Procure dizer que vai resolver e peça a ele as informações que eventualmente precise para solucionar a situação.