O uso de smartphones no Brasil tem atingido números muito expressivos. Segundo a pesquisa da Panorama Mobile Time, o WhatsApp está presente em 99% dos mobiles no Brasil e é a primeira opção de 55% dos consumidores na hora de entrar em contato com uma empresa.

O serviço de mensagens móveis vem se consolidando como um dos canais de atendimento preferidos dos consumidores, tanto pela facilidade de contato, quanto pela familiaridade com o aplicativo.

Que atualmente é muito utilizado para realizar atendimentos mais simples, como também para tirar alguma dúvida ou solicitar algum reembolso ou troca.

Além disso, uma versão Business é a oferecida pela ferramenta, onde as empresas são verificadas e apresentadas como conta comercial para o usuário. Assim, ele tem a garantia de que está falando com uma empresa séria, e sabe que mesmo que forneça dados pessoais eles estarão seguros.

Por isso que, para te ajudar a montar uma estratégia, criamos esse artigo. Nele, te mostramos 5 Dicas para um Atendimento via WhatsApp de sucesso. Confira!

5 dicas para realizar um atendimento via WhatsApp de Sucesso

Como falamos acima, é possível usar alguns recursos para potencializar a comunicação e fidelizar os clientes do seu negócio. Por isso que, ao usar o WhatsApp como canal de atendimento, é essencial prestar bastante atenção em alguns pontos. Eles são:

  • Tenha horários de atendimento definidos;
  • Aproveite as vantagens do chatbot;
  • Alinhe o Tom de Voz da sua Equipe;
  • Tenha todo o histórico de seus clientes organizado;
  • Conheça todos os recursos que o WhatsApp Business proporciona.

Abaixo, vamos entender melhor sobre cada uma dessas dicas para realizar um atendimento de sucesso!

Tenha horários de atendimento definidos para o Atendimento

Embora seja simples, é um ponto muito importante nesse tipo de atendimento, por se tratar de uma rede social de mensagens instantâneas, quando um cliente entra em contato com você ele tem a expectativa de ser atendido o mais rápido possível.

Por isso, deixe claro ao público o horário de atendimento, visto que, quando os consumidores se sentem desvalorizados, a imagem da sua marca pode ser prejudicada.

Essa definição pode ser feita de maneira rápida no WhatsApp Business.

Aproveite as vantagens do Chatbot no WhatsApp

Ao contrário do que muitos acham, o chatbot não veio para substituir pessoas.

Atualmente, essa ferramenta é uma maneira de potencializar o trabalho dos agentes. Visto que as respostas automáticas guiam os clientes durante o processo de pré-atendimento, fazendo com que eles sejam atendidos diretamente pelo setor responsável.

As mensagens de boas-vindas também são muito importantes, ela mostra que a empresa está funcionando e que em breve aquele usuário será atendido. 

Já a mensagem de ausência serve para relembrar que o horário de atendimento já foi encerrado, evitando que seu cliente se sinta excluído.

Alinhe o Tom de Voz da sua Equipe

Por ser uma rede focada em conversas, o cliente espera um tratamento personalizado e mais pessoal.

Como sabemos, a linguagem do WhatsApp tende a ser mais informal, porém, é importante definir até que ponto essa informalidade vai.

Para te ajudar nessa tarefa, faça um estudo de seu público-alvo, assim você irá entender qual é a linguagem mais adequada para ser usada. Não se esqueça de levar em conta também o tom de voz da sua empresa, assim, todas as suas redes sociais estarão alinhadas. 

Por contar com diversas opções de personalização, uma pesquisa de preferências também pode ser possibilidade, afinal, alguns clientes podem ter preferência por áudios ou vídeos para explicações mais complexas.

Tenha todo o histórico de seus clientes organizado 

E você, gestor de atendimento, já pensou em usar um software de CRM na sua operação?

Com a ajuda dele, todas as informações coletadas durante um atendimento são salvas, assim, você pode organizá-las da melhor maneira para seus agentes, otimizando seu tempo de assistência, afinal, seus clientes não vão se zangar ao ter que repetir informações e tornando tudo mais personalizado. 

Conheça todos os recursos que o WhatsApp Business proporciona

Apesar de serem mais populares, o WhatsApp Business vai além das  mensagens de saudação e ausência, afinal, ele tem como objetivo ajudar empresas a crescerem nessa rede social.

Sendo assim, ele disponibiliza não apenas métricas que podem ser essenciais sobre seu perfil, mas também, diversos recursos para facilitar a gestão do seu atendimento no dia a dia.

Permitindo que você, gerente, explore novas possibilidades, fazendo testes e analisando os resultados de maneira rápida e fácil. 

Podemos ter como exemplo a atribuição de tags aos clientes, assim, você consegue classificar eles da maneira que quiser, para que os agentes saibam o histórico dos usuários que estão conversando e aumentem a produtividade da equipe.

Conclusão

Com isso, concluímos que o atendimento via WhatsApp pode ser uma grande vantagem para as organizações, afinal, por ser um canal tão acessível ele proporciona o alcance maior sobre a base de clientes. 

Mas tome cuidado, usar a ferramenta de modo que infrinja as diretrizes do WhatsApp, como o envio de SPAMS por exemplo, pode acabar gerando um banimento da conta.

E, se você é gestor de uma equipe de atendimento, já pensou em conhecer o Acelerato? Afinal, o nosso sistema te auxilia a fidelizar o seu público oferecendo rapidez, eficiência e praticidade.

Caso queira testar nossa ferramenta, clique aqui e solicite o seu teste grátis do Acelerato!