Além de ser um diferencial seu, não é nenhuma surpresa que, ao priorizar seus consumidores oferecendo um atendimento personalizado, você conquista bons resultados nos negócios. 

Isso ocorre principalmente devido à propaganda “boca a boca” positiva feita por clientes satisfeitos, algo que é capaz de aumentar rapidamente o volume de vendas nas lojas.

Contudo, enquanto muitas empresas acreditam que oferecem um atendimento personalizado, de fato, apenas algumas realmente fazem isso. E, é nesse sentido que você consegue se diferenciar do seu concorrente. 

E, para saber se você está indo no caminho certo, uma boa dica é começar fazendo uma pesquisa de satisfação de clientes, como o NPS. Além disso, há diversos indicadores de satisfação do cliente que podem ser medidos para verificar a qualidade e nível de contentamento do consumidor.

E, também existem algumas formas práticas de oferecer um atendimento personalizado. Vamos ler melhor sobre elas, abaixo!

3 maneiras de oferecer um atendimento personalizado na prática!

Como falamos acima, oferecer um atendimento personalizado é um dos grandes diferenciais para fidelizar seus clientes. E, para te ajudar a oferecer um atendimento show para seus consumidores, separamos 3 maneiras formas práticas para que isso ocorra. Elas são:

  • Conheça o perfil do seu cliente;
  • Use e abuse dos dados captados sobre eles; 
  • Tenha um atendimento humanizado. 

Abaixo, vamos entender melhor sobre eles!

Conheça o perfil do seu cliente

Conhecer o perfil do seu cliente é fundamental,  afinal, adquirindo conhecimento sobre o seu consumidor, você consegue personalizar mais ainda o atendimento que eles recebem, realizando pequenas ações, como atendê-lo sempre por seu canal preferido, conhece sua rotina, quais são suas opiniões, seus influenciadores, entre outras informações.

Use e abuse dos dados

Além dos dados serem importantes para que você conheça mais o seu cliente, é através deles que você consegue estruturar um programa de fidelidade, realizar ações de up selling, se comunicar da melhor maneira com ele, entre outros benefícios. Por isso, não deixe de captar os dados dos seus clientes, afinal, como a The Economist nos falou, os Dados são o novo petróleo

Tenha um atendimento humanizado

E, nossa última dica para te ajudar a oferecer um atendimento personalizado para seu cliente, é a de praticar o atendimento humanizado. 

Afinal, quando entramos em contato com uma empresa e vemos que o atendente se colocou no nosso lugar, faz toda a diferença na qualidade do atendimento, não é mesmo?

Por isso a importância de ser sempre empático no atendimento. E, para realizar isso, seu atendente deve sempre escutar com atenção o que seu consumidor está relatando, respeitando seu tempo de fala, ouvindo ele, para só então, propor as melhores soluções para seu problema. 

Isso pode parecer algo pequeno, mas é algo que contribui, e muito, para o encantamento do cliente.

9 Motivos para Oferecer um Atendimento Personalizado para o seu cliente

E, visando te ajudar ainda mais a entender o porque você deve oferecer um atendimento personalizado para o seu cliente, criamos o infográfico “9 Motivos para Oferecer um Atendimento Personalizado para seu cliente!”.

Afinal, segundo o estudo “State of the Connected Customer”, realizado pela Salesforce, 89% dos consumidores dizem que a experiência de atendimento que a empresa oferece, é tão importante quanto seus produtos e serviços.

Além disso, o mesmo estudo também nos mostra que 95% dos consumidores são mais fiéis aos serviços de uma empresa que eles confiam. E, os motivos que elevam essa confiança dos seus clientes são diversos, podendo ir desde o cumprimento das promessas realizadas em atendimento telefônico, até a transparência. Por isso, baixe o nosso infográfico e veja como oferecer um atendimento personalizado para seu cliente e também falamos sobre como isso impacta em sua lealdade à sua marca.