Conhecer a empresa onde se atua é, sem dúvida, tarefa das mais importantes. Para conhecê-la com profundidade, faz-se necessário saber a posição que ela ocupa em relação à concorrência. Um aspecto determinante, o atendimento ao cliente diz muito sobre como anda a gestão e a lucratividade de uma organização e é focando nisso que torna-se possível superar barreiras a fim de sair na frente na preferência do consumidor.

Há várias maneiras de se obter um perfil detalhado do atendimento dos concorrentes. A própria internet abriga informações valiosas, já que tornou-se comum que os clientes expressem o nível de satisfação com o atendimento que recebem por parte das empresas. Cooperativas e outros tipos de associações também exercem papel importante na busca por se conhecer o modo como as demais organizações atendem o consumidor.

Com os dados que permitem saber a maneira de atuação da concorrência, o responsável pela gestão poderá elaborar um planejamento de modo a estabelecer comparações. Com esses referenciais em mão, muito pode ser feito em favor da empresa. É importante que mantenha-se o foco dos negócios, mas sempre atentando para o que há de mais forte nos concorrentes. Entender como se dá o sucesso ou fracasso dos outros, poderá ser uma importante ferramenta para aprimorar o próprio atendimento prestado.

Fazer sempre melhor que os demais, já não é suficiente. É preciso prestar um atendimento único, diferenciado, que seja eficiente e que envolva o cliente. Tudo isso pode ser alcançado quando se tem informações concretas das outras empresas que disputam o mesmo filão do mercado. O próprio consumidor, em algumas circunstâncias dá pistas sobre como anda a imagem de uma organização. Quanto mais se sabe sobre as empresas que atuam em determinado segmento, mais se poderá traçar novos processos de melhoria da qualidade no que diz respeito à maneira como se atende.

Pesquisas também são boas aliadas quando se trata de saber as formas como atuam as empresas concorrentes. Deve-se tomar cuidado, entretanto, para não sobrecarregar o consumidor com questionamentos muito invasivos. Tudo deve transcorrer de forma sutil e de modo que se compreenda que o consumidor não deve se sentir pressionado.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-