A influência da cultura de atendimento para satisfazer o cliente

A cultura de atendimento orientada ao cliente é algo que deve estar enraizada dentro de uma organização. Isso, pois este tipo de relacionamento é muito importante para comunicação de dúvidas, informações e reclamações.

Quer aprender mais sobre o que é uma cultura de atendimento orientada ao cliente? Então acompanhe:

Afinal, o que é Cultura de Atendimento?

Cultura de atendimento é uma metodologia que coloca o cliente no centro, objetivando assim sua satisfação. Essa cultura norteia toda a empresa, influenciando diretrizes cruciais como Missão, Visão e Valores, scripts de atendimento e diversos outros itens.

Dessa forma, os gerentes devem trabalhar práticas tornar as equipes eficientes e comprometidas com o cliente, o elo mais importante da empresa. Com isso, os resultados serão positivos e a imagem da organização se tornará cada vez mais forte no mercado.

E qual o proveito que se tira dessa dedicação? A resposta é curta e simples: satisfação. O cliente satisfeito gera o resultado de equilíbrio e desempenho esperado pela empresa. Assim, quanto maior for o sentimento de valorização que o cliente sente, melhor será a relação entre ele e a empresa.

No entanto, para trabalhar uma boa cultura de atendimento, deve-se conhecer melhor o cliente. Logo, é preciso saber que o cliente é fundamental para que a empresa possa alcançar rapidamente os seus objetivos. E aí entra o relacionamento.

O relacionamento é a base para fidelização e retenção do cliente, pois constrói uma harmonia entre o desejo do cliente e a capacidade de entrega da empresa. Nasce assim o Marketing de Relacionamento, essencial para desenvolver uma gestão de relacionamento entre empresa e clientes.

Marketing de Relacionamento e Cultura de Atendimento

Vejamos abaixo algumas vantagens de aplicar o Marketing de Relacionamento e que trazem êxito dentro da cultura de atendimento:

– Desempenha papel substancial no que tange a mudança de pensamento das pessoas em relação ao produto e à imagem da empresa, favorecendo positivamente o atendimento;

– Através do marketing, a fidelização surge para evitar que os clientes migrem para a concorrência e, por conseguinte, cause prejuízos às empresas. Portanto, caprichar no atendimento é o mínimo que se deve fazer;

– Garante alegria e boa experiência ao cliente, haja vista que clientes insatisfeitos e mal atendido vão embora, não retornam e ainda falam mal da empresa;

– Conquista valor no tão competitivo mercado, uma vez que passa a reconhecer as necessidades de seus clientes e realiza um atendimento totalmente exclusivo nas necessidades específicas.

E dentre as vantagens citadas acima, a retenção do cliente, por meio da fidelização, é que chama maior atenção. Os gerentes e colaboradores devem entender que essa tarefa é capaz de aprimorar e qualificar o atendimento, sendo que o consumidor se torna mais fiel e passar a entendê-lo fica cada vez mais fácil.

Como implementar, de fato, uma cultura de atendimento?

Esses fatores contribuem para um ciclo favorável, onde há a satisfação do consumidor, a dedicação do colaborador a fim de retê-lo e, por fim, a solidificação do atendimento, com a melhoria do relacionamento entre ambas as partes.

À vista disso, a empatia aparece como ponto primordial para a cultura do bom atendimento, tendo em vista que, sem um relacionamento saudável, a concorrência é quem vai ganhar. Portanto, trabalhar com empatia é sinônimo de criar um respeito diante das diferenças que aparecem no atendimento.

Existem atitudes essenciais para um bom atendimento ao cliente. Por exemplo:

  • transformar as diferenças em união;
  • dar prioridade no atendimento demonstrando interesse nas necessidades do cliente;
  • ter paciência;
  • compreensão;
  • se colocar no lugar do outro para entender o que está se passando.

E por mais que todos tenham defeitos, procure trabalha-los da melhor maneira, para não afetar o atendimento.

Outra técnica é o follow-up, um aprimorado meio estratégico para assegurar o tratamento diferenciado ao cliente. O objetivo é acompanhar todos os processos da venda e das necessidades do cliente, de forma que é possível saber o quanto satisfeito o consumidor está com o produto, bem como entender o que o cliente procura e o que ele realmente espera das organizações.

Conclusão

Vale ressaltar uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios em 2014 que apontou que 61% dos consumidores consideram um bom atendimento mais importante do que preço ou qualidade dos produtos. Observa-se, então, que inovar e investir na qualificação profissional e atendimento é o caminho ideal para ter sucesso nos negócios.

Quanto à inovação, o sistema Acelerato trabalha com um diferenciado atendimento Help Desk. A plataforma atua em todas as etapas do atendimento, da abertura de chamados, com passagem pelo atendimento do agente e chegando na análise de relatórios pela gerência.

O Acelerato oferece Help Desk e Service Desk, serviços de atendimento ao cliente que buscam esclarecimentos sobre os produtos/serivços da empresa. A ferramenta é fantástica e eficiente! O que está esperando para experimentar?

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.

——————————————————————————————-