1

A palavra cliente teve sua origem na Roma antiga, e tratava-se do plebeu que se colocava sob a proteção de um patrício. Neste contexto o cliente era na verdade uma pessoa com uma necessidade (proteção, apoio) e que buscava a ajuda de alguém que possuia meios de prover e satisfazer necessidade dele. Nos dias atuais isto não muda, pois se você ou sua empresa possui clientes, é porque este necessita de algum serviço ou produto que você pode prover. A diferença é que nos dias atuais, a sua empresa não é mais a única no mercado que pode prover o serviço, e se é, isto pode não durar para sempre.

Por isto é importante que você cuide do seu cliente, desde o início de um contato, até a real satisfação da necessidade dele. Você deve proteger o seu cliente, e evitar que ele tenha problemas, porque o mercado está abarrotado de “Patrícios”.

Pense que a propaganda faz efeito quando a sua necessidade ou problema está mais visível, então não deixe que seus clientes caiam nas garras de seus concorrentes. Assim como o marketing de seus concorrentes pode fazer efeito sobre seus clientes, o mau atendimento trabalha como um marketing negativo para a sua empresa.

E lembre-se do que Henry Ford já dizia:

“Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.”