Ninguém gosta de ser inconveniente. E, no ramo de vendas não é diferente. Afinal, qualquer contato fora de hora pode resultar em uma venda perdida. Por isso que se torna importantíssimo para sua área comercial, utilizar métodos para melhorar o relacionamento com seus clientes e prospects, como o Follow Up!

E, para te ajudar a entender melhor a importância dessa estratégia, criamos o texto a seguir. 

Nele, destacamos 6 dicas para você fazer um Follow Up com qualidade, te ajudando a construir uma relação sólida com o seu consumidor. Confira!

Antes, vamos entender o que é o Follow Up

De forma rápida, podemos falar que o Follow Up é o ato de dar continuidade a algo. E, tendo isso em mente, é possível classificar essa técnica como o ato de acompanhar uma venda de perto. 

Porém, temos outros exemplos além do comercial do uso do follow up. 

Assessores de imprensa utilizam essa técnica para emplacar pautas nos veículos, para “vender” a empresa em que trabalham para os sites, jornais, redes de TV, entre outros.

Além disso, os profissionais de Customer Success também utilizam o Follow Up para identificar a satisfação do consumidor com sua solução e também, identificar oportunidade de sell up, aumentando os rendimentos da empresa.

Já que você já sabe o que é o Follow Up e conhece algumas aplicações dele fora do campo da venda, vamos conhecer algumas dicas para aplicar essa estratégia com os seus prospects.

Agora, vamos às 6 dicas para fazer o follow up com seus Prospects

Tendo em vista que já entendemos o que é o Follow Up e algumas aplicações dele fora do ramo das vendas, vamos conhecer 6 dicas para utilizá-lo com seus prospects. Elas são:  

  • Conte com um CRM para auxiliar o seu SDR;
  • Colete o máximo de informações possíveis no primeiro contato;  
  • Após estudar o seu prospect, monte uma estratégia de e-mails com as informações coletadas anteriormente;
  • Mostre para o prospect alguns cases de sucesso;
  • Se prepare para não desistir ao ouvir o primeiro não;  
  • Esteja sempre presente.

Abaixo, vamos destrinchar melhor essas 6 dicas.

Conte com um CRM para auxiliar o seu SDR

Trabalhar com um software de CRM é algo essencial para que você tenha sucesso ao fazer o Follow Up. 

Afinal, ele te trará toda a organização necessária para que você faça toda a Gestão do seu Relacionamento com o Cliente, coletando e analisando os dados e criando todas as etapas do funil de relacionamento. 

Além disso, esse tipo de software permite que você configure avisos e personalize alertas. Isso faz com que você elimine a desculpa da falta de tempo para nutrir o seu lead, por exemplo.

Esse tipo de software ainda permite que você extraia relatórios e retire insights estratégicos sobre os seus prospects, permitindo que você sempre tome o melhor passo, com base em informações, acabando com o achismo em sua equipe de vendas.

Colete o máximo de informações possíveis no primeiro contato

O primeiro é sempre imprevisível. Ele pode ser muito positivo, como ele pode ser negativo. Por isso, você precisa se preparar bastante antes de conversar com o prospect pela primeira vez.

Entenda mais sobre a empresa que ele trabalha, o ramo e, principalmente, não chegue despreparado para a conversa.

Além disso, tente extrair o máximo de informação sobre o seu prospect e, inclua todas elas em seu CRM.

Isso faz com que a sua régua de nutrição fique cada vez mais personalizada, gerando mais valor para o lead, que consegue perceber o cuidado que sua equipe teve com ele. 

Após estudar o seu prospect, monte uma estratégia de e-mails com as informações coletadas anteriormente

Conforme falamos na dica anterior, o primeiro contato é essencial para que você consiga criar um fluxo de nutrição eficiente para o seu prospect. 

Afinal, seria em vão todo o preparo para o primeiro contato, se você simplesmente não investir um tempo criando uma régua de nutrição matadora. 

Por isso, estude o seu prospect, analise os conteúdos que você tem que se encaixam com a necessidade dele e faça com que os e-mails gerem cada vez mais valor para ele.

Afinal, para que você tenha uma relação positiva com o seu prospect, você deve ir além do vender. E isso começa com o educar, oferecendo sempre materiais de alto valor para ele.

Mostre para o prospect alguns cases de sucesso

Apesar de você ser simpático e estar nutrindo o seu cliente com materiais que gerem valor para ele, você ainda sente que ele não confia em sua solução?

Essa é a hora de você oferecer uma prova social de que o seu produto funciona! Por isso, aposte nos cases de sucesso em seu fluxo de nutrição, sejam eles externos ou internos.

Afinal, mostrar como outras empresas que tinham o mesmo problema que a do seu prospect, utilizaram a sua solução para mudar esse quadro é uma boa forma de aumentar sua credibilidade durante o seu follow up.

Por isso, invista na criação de cases de sucesso com seus clientes atuais. Esse tipo de conteúdo faz toda a diferença para o seu prospect.

Se prepare para não desistir ao ouvir o primeiro não

Prepare sua equipe de vendas para não desistir ao ouvir o primeiro não. Apesar de ser bem desagradável, ouvir o não, é algo até que comum da profissão.

Por isso, respeite as etapas do prospect e saiba quando “se retirar” de uma prospecção. Mas isso não significa que esse é o seu último contato. 

Afinal o seu prospect pode não estar preparado no momento para a sua solução, porém, em um futuro próximo, ele estará mais propenso a entender melhor o seu produto.

Por isso, não seja inconveniente nem chato. Isso pode fazer com que um futuro cliente queira evitar ao máximo o contato com você.

Esteja sempre presente

E a nossa última dica é: esteja sempre presente!

Afinal, é importante estar sempre na mente do seu prospect quando o assunto envolve o seu serviço/solução. Porém, conforme falamos acima, não seja inconveniente. 

Por isso, tenha sempre uma regra em mente quando for entrar em contato com o seu prospect: agregue valor de alguma forma para ele!

Dessa forma, você consegue ajudar ele e gerar mais valor, se posicionando como um especialista no assunto.

Por isso, se lembre sempre de coletar o máximo de informação sobre o seu prospect e de incluir ela em seu CRM. Isso certamente te ajudará a indicar conteúdos pertinentes aos seus problemas.

Conclusão

Agora que você conhece as dicas que te demos para realizar um follow up com seus prospects, que tal colocar elas em prática?

Afinal, é sempre válido realizar testes em suas estratégias, claro que sempre sem alterar muito a sua taxa de conversão.

Faça do follow up, parte da estratégia de vendas dos seus consultores!