Como falamos anteriormente, os checklists ou listas de verificação, são formas de verificar as etapas de um processo, visando evitar que qualquer tarefa, por menor que seja, passe. Na logística, por exemplo, os checklists são importantíssimos, com atuação importante para aumentar a eficiência dos processos logísticos, o manejo de cargas perigosas, oferecendo maior segurança para o motorista e a empresa, entre outros benefícios.

E, se eu já conheço as atuações dos checklists para a logística, como eu consigo ver detalhadamente como esse tipo de funcionalidade beneficia a nossa operação? Afinal, é importante que eu conheça os benefícios do checklist para a minha logística, não é mesmo? 

Por isso, nós do Acelerato, criamos esse artigo. Nele, te mostramos a importância do uso dos checklist na Logística e, falamos também sobre como ela melhora a sua operação. Confira!

A importância do uso dos Checklists na Logística

É correto afirmar que o checklist é uma ferramenta que nos auxilia a diminuir nossos erros. E na logística isso não seria diferente. Porém, além disso, as listas de verificação nos auxiliam a criar um processo para cada motorista da nossa empresa.

Isso é importantíssimo, afinal, antes de fazer uma entrega, por exemplo, o seu colaborador precisa garantir estar seguindo todos os protocolos de segurança necessários para o manejo da carga em questão. 

E, você consegue criar uma obrigação para o funcionário antes dele iniciar seus transportes, provando por fotos no software de checklists, que ele está seguindo os protocolos de segurança.

Porém, não é só na segurança do transporte que os checklists atuam na logística. Podemos citar mais 3 benefícios dessa ferramenta. Eles são:

  • Eficiência nas suas entregas;
  • Maior Segurança para seu colaborador;
  • Melhora nos processos operacionais da sua logística;

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses pontos!

Eficiência nas suas entregas

É correto afirmar que os checklists oferecem uma maior eficiência em suas entregas. Afinal, é importante que a transportadora realize a conferência dos itens a serem entregues, além de desenhar a melhor rota de entrega, maximizando sua logística.

Por isso, antes do seu motorista sair para realizar as entregas, alguns itens como a averiguação dos documentos dos itens transportados, o desenho da melhor rota de entrega, a pesagem do veículo e a segurança das embalagens no baú, devem ser averiguados.

Dessa forma, seu motorista não corre o risco de não ter todos os itens de uma determinada entrega, além de ter mais segurança de que seu veículo não irá exceder o peso adequado. Vale destacar que isso também garante que os itens a serem entregues não sofram nenhum dano, aumentando o valor para o cliente final.

Maior Segurança para seu colaborador

E, se nós abordamos que o checklist para a logística oferece maior segurança no transporte de cargas perigosas no começo desse artigo, é correto afirmar que ele também diminui os riscos para o seu colaborador. 

Afinal, antes de percorrer longos caminhos, se o seu colaborador possui um checklist para fazer nos equipamentos, isso funciona igual uma manutenção preventiva, diagnosticando, por exemplo, se uma pastilha de freio está muito gasta.

Por isso, alguns itens que não podem ficar de fora do checklist de segurança para o seu colaborador, são:

  • Documentação do veículo e do condutor em dia;
  • Pneus com a vida útil alta;
  • Cinto de segurança afivelado e bem regulado;
  • Faróis do veículo em pleno funcionamento;
  • Espelhos ajustados;
  • Óleo do motor em bom nível;
  • Exames de vista e saúde do motorista em dia;
  • Entre outros.

Com uma prática simples, como fazer esse pequeno checklist antes de realizar entregas, você garante mais segurança para seu motorista. Isso evita que você tenha perdas por conta de veículo quebrado ou carga mal condicionada.

Melhora nos processos operacionais da sua logística

Os checklists na logística auxiliam você a melhorar os processos operacionais de sua logística. Se nós falamos sobre melhora na eficiência das entregas e a segurança do seu motorista e carga, os checklists ainda permitem que você acompanhe remotamente o monitoramento das entregas.

Afinal, com o checklist de cada entrega a ser realizado, você consegue ver se o motorista está seguindo a melhor rota e também consegue ficar sempre alerta para caso algum imprevisto ocorra, você conseguir agir de maneira rápida e eficiente. 

Além disso, com o monitoramento a distância, você consegue aumentar a segurança do seu motorista, caso a carga que ele esteja levando seja de um valor muito elevado. 

Vale destacar também que, ao seguir os checklists programados, sua empresa ganha mais eficiência em suas entregas e também evita que você tenha veículos parados por quebrarem de última hora. Isso diminui suas perdas e melhora seus processos operacionais na sua logística.

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer um pouco sobre a Importância do uso dos checklists na Logística e saber como eles podem melhorar seus resultados? É importante que você sempre se lembre de revisitar seus checklists de tempos em tempos, afinal, algum processo pode ter mudado, precisando uma revisão. 

Além disso, monitore sempre como está a usabilidade desses checklists pelos seus motoristas e agentes logísticos. Afinal, se eles não utilizarem os checklists, a empresa inteira perde. Uma saída para você implementar isso da melhor maneira, é incluir todos os colaboradores que utilizarão aquele checklist em sua criação. Dessa forma, eles saberão que as coisas no checklist fazem sentido, afinal, elas são adequadas para o seu dia a dia.

E, caso precise de uma ferramenta para te auxiliar a criar seus checklists e também analisar como está a execução deles em sua logística, conheça o Acelerato! Nele, é possível criar os checklists para cada área da sua logística. 

Além disso, o nosso módulo de execução permite que você analise por área ou por executor, como está o andamento das tarefas, em uma única tela. Isso facilita muito você a ver se os checklists criados estão gerando valor para as áreas. 

Caso queira testar nossa ferramenta, clique aqui e solicite o seu teste grátis do Acelerato!