Como falamos anteriormente, os checklists ou listas de verificação, são formas de verificar as etapas de um processo, visando evitar que qualquer tarefa, por menor que seja, passe. Nos Supermercados, por exemplo, os checklists são importantíssimos, sendo importante para o controle de perdas e a gestão das lojas, mantendo sempre a mesma qualidade em todas.

Porém, como eu consigo saber em quais áreas do meu supermercado, o uso dos checklists irá aumentar a minha eficiência? Afinal, é importante que eu conheça os benefícios do checklist para a minha operação, não é mesmo? 

Por isso, nós do Acelerato, criamos esse artigo. Nele, te mostramos a importância do uso dos checklist nos Supermercados e, falamos também sobre as áreas que se beneficiam do seu uso. Confira!

A importância do uso dos Checklists nos Supermercados

A operação de um supermercado tem diversos processos, que precisam ser executados com eficiência, auxiliando a garantir o bom funcionamento da loja. Um grande aliado nesse desafio, com certeza são as tecnologias. 

Afinal, elas auxiliam o supermercado a melhorarem seus processos internos, trazendo mais eficácia para suas operações. Dentre as tecnologias que mais se utiliza dentro de um supermercado, nesse artigo, nós destacamos o uso dos checklists.

Esse tipo de tecnologia se destaca por garantir que a validação dos processos de um supermercado seja bem executada. Os benefícios do uso dos checklists nos supermercados que destacamos, são:

  • Inspeção da qualidade no recebimento das mercadorias;
  • Melhor prevenção de ruptura em seu supermercado;
  • Auditoria interna;
  • Limpeza do seu supermercado;

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses benefícios dos checklists no seu supermercado!

Inspeção da qualidade no recebimento das mercadorias

Os checklists são importantes para te auxiliarem a garantir que as mercadorias recebidas, atendam aos padrões de qualidade do seu supermercado. Afinal, eles permitem que a análise seja feita de forma correta, sem esquecer de olhar, por exemplo, a data de validade, ou se existe alguma avaria nas mercadorias.

Além disso, ao criar a rotina de inspeção da qualidade de suas mercadorias, você consegue garantir que todos os produtos estejam dentro do Shelf-Life mínimo exigido pelo seu supermercado. Isso permite que essa área auxilie você a diminuir suas perdas por validade, por exemplo. Afinal, esse é um dos itens que são necessários para garantir a qualidade de uma mercadoria em seu recebimento.

Melhor prevenção de ruptura em seu supermercado

Outra área que se beneficia do uso dos checklists no seu supermercado, é a de prevenção de rupturas. Afinal, com um software de execução, é possível criar uma rotina de trabalho que contemple todos os passos necessários para prevenir as rupturas com efetividade.

Além disso, você pode obrigar o seu colaborador a enviar imagens nas tarefas. Isso permite que você consiga monitorar de maneira efetiva como andam as rupturas em seu supermercado, evitando que seus clientes fiquem frustrados por não encontrarem o produto desejado.

Auditoria interna

As auditorias internas em supermercados são importantíssimas para garantir que os preços dos produtos de uma determinada área, por exemplo, estão corretos. 

Além disso, essa prática é importante para verificar como estão os controles internos do seu supermercado, avaliando, por exemplo, como está a temperatura nos freezers, a limpeza das gôndolas, a temperatura ambiente, entre outros fatores, que influenciam na qualidade dos itens do seu supermercado.

Vale destacar que o processo de auditoria é muito importante para prevenir erros e fraudes. Afinal, caso eles não sejam evitados, podem gerar graves consequências para a empresa, como multas, sanções e até a perda da autorização para operar.

Limpeza do seu supermercado

Vale destacar que, além dos benefícios acima, os checklists também são importantes para garantir a limpeza do seu supermercado! Afinal, você pode criar uma rotina de limpeza específica para cada área, como o açougue, por exemplo. 

Isso faz com que o seu supermercado passe sempre a impressão de limpeza para seu consumidor, o que é muito importante, ainda mais no contexto da pandemia do COVID-19.

Além disso, ao criar uma rotina de limpeza nos departamentos, você previne que seus colaboradores manipulem alimentos vencidos, por estarem sempre de olho na data de validade. Isso também te auxilia a diminuir a contaminação cruzada de alimentos, auxiliando você a diminuir suas perdas.

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer um pouco sobre a Importância do uso dos checklists nos Supermercados? É importante que você sempre se lembre de revisitar seus checklists de tempos em tempos, afinal, algum processo pode ter mudado, precisando uma revisão. 

Além disso, monitore sempre como está a usabilidade desses checklists nas áreas do seu supermercado. É importante que todas as partes que o utilizam, participem do processo de criação dos checklists, afinal, são os executores que irão saber se essas listas são adequadas para o seu dia a dia ou não.

E, caso precise de uma ferramenta para te auxiliar a criar seus checklists e também analisar como está a execução deles em seu supermercado, conheça o Acelerato! Nele, é possível criar os checklists para cada área das suas lojas, separando por unidade ou por departamento. 

Além disso, o nosso módulo de execução permite que você analise por área ou por executor, como está o andamento das tarefas, em uma única tela. Isso facilita muito você a ver se os checklists criados estão gerando valor para as áreas. 

Caso queira testar nossa ferramenta, clique aqui e solicite o seu teste grátis do Acelerato!