Os programas de fidelização não estão tendo o mesmo impacto que tinham antes e isso está prejudicando as empresas que ainda investem nos clássicos programas de fidelização e por isso estão perdendo bilhões a cada ano que passa.

Esse comportamento não é um fenômeno que ocorre apenas nacionalmente – os consumidores do mundo inteiro apresentam esse mesmo comportamento. O prejuízo das empresas ocorre porque os consumidores simplesmente acumulam os pontos de fidelidade e não usam, fazendo com que eles não comprem mais do mesmo lugar.

Na era digital, não basta mais oferecer preços com descontos ou um serviço confiável, por isso que a maioria dos clientes acabam trocando de fornecedor.

Devido ao fato de não bastar mais oferecer os serviços que eram oferecidos antes, a dinâmica dos programas de fidelidade no meio digital mudaram para atender a demanda de seus clientes.

Afinal, o que as empresas estão fazendo para manter a fidelidade dos clientes? Existe alguma fórmula certa para fazer com que os clientes continuem presos ao programa de fidelidade?

Depois de muitas pesquisas e tentativas, as empresas acharam alguns métodos para continuar mantendo os seus clientes fiéis e não trocarem de fornecedores.
Nesse artigo, vamos apresentar algumas formas que se apresentaram como tendência para fidelizar seus clientes na era digital, baseando-se no comportamento dos consumidores brasileiros.

1 – DEMONSTRAR QUE GOSTA QUE SEU CLIENTE SE MANTENHA FIEL

A maioria dos consumidores brasileiros gostam quando recebem pequenas provas de carinho que demonstram uma recompensa para os clientes que são fiéis.
Essas recompensas podem ser em forma de descontos personalizados, ofertas específicas para o cliente ou ainda vale-compras.

2 – CONHECER O GOSTO DOS CLIENTES

Nesse caso, conhecer o gosto dos clientes está relacionado a como eles gostam que a empresa se relacione com eles através da internet ou como a empresa se comporta no meio online.

Por exemplo, muitos gostam de marcas que possibilitam a personalização de seus produtos, enquanto outros buscam por aquelas que se comunicam pelas mídias sócias de forma criativa.

Outras características são as empresas que se mantém presentes quando o cliente mais precisa e sabem respeitar o tempo e espaço do cliente, ou seja, aquelas que não ficam sempre indo atrás, mas que deixam os clientes as procurarem quando acham necessário.

Por fim, a maioria também prefere e busca por empresas que mantenham suas informações sigilosas e protejam sua privacidade.

Para conhecer mais a fundo os seus clientes, utilize sempre pesquisas e se baseiem nelas para a tomada de decisões.

3 – EM BUSCA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS

As empresas investem na possiblidade de os clientes auxiliarem na criação de novos produtos de maneira conjunta, como uma forma de interagir mais com os seus clientes.

Por outro lado, alguns clientes se contentam apenas com novos serviços, experiências ou produtos que a empresa possa ofertar.

Algumas empresas encontraram nas experiências multissensoriais uma forma de prender os seus clientes a marca. As novas tecnologias (até mesmo a realidade virtual ou aumentada) podem ser ótimas aliadas na hora de manter a fidelização de seus clientes.

4 – MARCAS INDICADAS

As empresas optam por celebridades que possam indicar suas marcas através das redes sociais como uma forma de fazer propaganda e buscar mais clientes. Entretanto, alguns clientes se mantém verdadeiramente fieis as marcas que são divulgadas ou associadas a celebridades midiáticas.

Alguns clientes ainda preferem pelas marcas que são de indicação de familiares ou amigos. Por fim, vale investir em campanhas públicas ou realizar doações e apoio a instituições de caridade. Vários clientes escolhem por empresas que realizam as boas ações.

5 – MANTENHA O CLIENTE PRESO

Apesar do clássico modo de fidelização não funcionar como antes, várias empresas buscam pela troca de pontos de fidelidade que se associem a outras marcas e fornecedores, como uma forma de manter o cliente ao lado da empresa e ainda oferecer escolhas de recompensa caso ele use as marcas indicadas que ofereçam outros tipos de serviço.

O MÉTODO ACELERATO

O sistema Acelerato é uma plataforma que oferece planos para auxiliar sua empresa a interagir com os clientes. A plataforma oferece diversas ferramentas, como por exemplo o Help Desk e o Service Desk Online.

O Help Desk é uma ferramenta para centralizar os pedidos, dúvidas, reclamações e qualquer outro problema que possa ter ocorrido com algum produto da empresa.
É uma excelente forma de atuar em todas as formas de atendimento ao cliente em uma única ferramenta, de maneira rápida e sempre atendendo as demandas da clientela que você possui.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!