carreira

 

Se engana muito quem acha que para reter talentos nas organizações é necessário apenas pagar bem e ter alguns benefícios, isso é atrativo sim, mas até certo ponto. A chave para o sucesso está mesmo em se ter um Plano de Carreira.

Um talento é dificil de se reter, mas é ainda mais dificil de se conseguir, para atraí-lo com certeza o Plano de Carreira será primordial.

Mas afinal, o que é Plano de Carreira???

“Consiste em uma estruturação empresarial onde possibilita que os funcionários evoluam e consigam novos cargos e promoções na empresa, fazendo com que as necessidades de ambos sejam atendidas por completo.”

Ninguém espera ficar 10 anos em um mesmo local, ganhando a mesma coisa e fazendo as mesmas tarefas, se você tem um profissional como este, então não espere evoluir e lucrar consideravelmente.

5 dicas de como elaborar um bom Plano de Carreira:

Onde quero estar: Um dos pontos a ser observado no colaborador, é onde ele quer estar daqui a alguns anos, é sempre viável alguém que deseja estar sempre melhor e em cargos melhores do que aquele que não tem prospecção do futuro, ou deseja estar exatamente no mesmo lugar;

Conhecimento: Conhecimento nunca é demais, aquele colaborador que sempre está se inovando, buscando novos conhecimentos é o ideal para ser investido. Hoje em dia tudo muda muito rápido, precisamos sempre estar atualizados, portanto espere isso do seu colaborador;

Identifique as falhas: Observe seus colaboradores, identifique suas falhas, ajude a melhorá-las e acentue os seus pontos positivos, isso fará com que ele sempre se sinta motivado a melhorar e continue acertando;

Metas e Feedback: Elaborar metas é sempre algo que faz com que o colaborador tenha uma motivação, ele verá o quanto a empresa se preocupa em querer sempre estar melhor do que antes e o quanto quer evoluir. Estipule metas tangíveis e dê os devidos Feedbacks, isso fará com que o profissional saiba se estará cumprindo ou não as metas estipuladas, além de fazer com que a empresa consiga bons resultados.

Pesquise e acompanhe: Acompanhar o profissional que está em sua empresa é primordial, pois através de pesquisas de cargos e salários você irá conseguir ver se o profissional está correspondendo com o que a empresa precisa e se a empresa está correspondendo com o Plano de Carreira que ele busca. Sempre analise se o salário é compatível com o cargo, se o cargo é compatível com as funções e se as funções são compatíveis com o profissional, pois um erro pode colocar em risco todo o plano.

Um Plano de Carreira é simples de se colocar em prática, mas ele tem que ser feito de forma efetiva e sem deixar, é claro, de ver se o que foi colocado nele está compatível com a empresa, pois não adianta apenas ser bom para o colaborador, tem que valer para os dois.

Quais as vantagens???

As vantagens são muitas, tanto para a empresa, quanto para o colaborador.

  • Retenção de Talentos;
  • Menor custo com Contratação e Demissão;
  • Resultados positivos das Metas estipuladas;
  • Lucratividade;
  • Funcionários Motivados;
  • Visão Positiva da Organização;
  • Indicações (boca a boca pelos colaboradores);

E por ai vai…

Faça da sua empresa um diferencial, não seja engolido pela concorrência, retenha seus talentos e consiga bons resultados, invista em Plano de Carreira.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-