Para sermos genuinamente felizes, precisamos que diversos pontos de nossas vidas sejam no mínimo satisfatórios. Aspectos como relacionamentos, vida financeira, saúde, espiritualidade e intelectualidade são fundamentais para a felicidade do ser-humano.

Foi pensando nisso que os hindus criaram um sistema de avaliação pessoal chamado de roda da vida, capaz de apontar quais aspectos de nossas vidas estão satisfatórios e quais aspectos precisam ser melhorados, para que dessa forma tenhamos mais controle sob nossas vidas e para que possamos encontrar um maior equilíbrio pessoal e uma vida mais harmoniosa e feliz.

A roda da vida geralmente consiste em um círculo dividido em doze partes, cada uma representando um aspecto de nossas vidas, que geralmente são: amor, vida social, família, saúde, intelectualidade, equilíbrio emocional, diversão, espiritualidade, felicidade, realização, saúde financeira e contribuição social.

Cada um desses aspectos é dividido em uma escala de um a dez, onde a pessoa irá fazer uma auto-avaliação de sua vida em cada uma dessas partes. A partir disso um gráfico será formado e poderemos então perceber com mais clareza que áreas de nossas vidas estão satisfatórias e quais devemos nos esforçar para melhorar.

A roda da vida é uma ferramenta bastante útil, que pode ser adaptada para diferentes áreas, dentre elas, o ambiente empresarial, seja numa avaliação de pessoal, de setores, ou numa avaliação global da empresa como um todo. Através desse mecanismo de avaliação, podemos ter uma visão mais ampla e detalhada das áreas que estão satisfatórias na empresa e nas áreas que deixam a desejar. Confira alguns exemplos a seguir:

Roda de Setores

É possível traçar uma roda listando todos os setores da empresa, e fazer um comparativo dentre esses setores, avaliando quais setores precisam de melhorias.

Roda de Vendas

Nessa roda, podemos listar os pontos fortes e as áreas chaves dos produtos ou do negócio em s, prestando atenção nos aspectos que podem alavancar as vendas e proporcionar um maior crescimento à empresa.

Roda de Projetos

Essa roda pode ser dividida nos diversos projetos em que a empresa trabalha e no quão satisfatórios estes projetos estão numa escala de 1 a 10. Dessa forma será mais fácil decidir os próximos passos em relação a esses projetos.

Rodas de Avaliação Pessoal

É possível organizar rodas de avaliação pessoal com os funcionários da empresa, dessa forma, os próprios funcionários irão mostrar os pontos em que são fortes e os pontos em que necessitam um melhor rendimento. É uma ótima forma de detectar falhas e acertos dentro da empresa e empregar de melhor forma os recursos humanos.

Roda de Clientes

Podemos criar uma divisão de clientes e detectar o grau de satisfação de cada um deles, podendo dessa forma detectar quais clientes necessitam de um atendimento especial.

A roda da vida pode ser adaptada em infinitas maneiras, cabe a nós detectarmos as melhores aplicações para as rodas, dentro de cada empresa, pois nenhuma empresa é igual, cada uma tem suas particularidades. O sistema Acelerato é uma ferramenta online que permite identificar as etapas de trabalho de acordo com cada particularidade, como uma grande roda-da-vida que utiliza relatórios do sistema para avaliar os requisitos de sua empresa e gerar ótimos resultados.

Confira um vídeo sobre o assunto:

Quer receber as últimas novidades sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.