Atualmente, não é mais novidade que estamos vivendo em uma era do conhecimento, um período no qual a troca de informações se tornou um dos pilares da gestão estratégica das empresas. Por esse motivo, é possível afirmar que os empresários que investem na qualificação dos seus funcionários através do conhecimento são recompensados a curto, médio e longo prazo, pois passam a entregar um serviço de maior qualidade aos seus clientes e, consequentemente, estabelecer o nome daquela marca no mercado.

Como, de fato, fazer a Gestão de Conhecimento na empresa?

Tendo tudo isso em mente, listamos dicas para fazer a Gestão de Conhecimento na empresa.

  1. Treinamentos Internos
  2. Workshops e palestras
  3. Intercâmbio entre áreas e setores
  4. Adote uma ferramenta de Gestão

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma dessas dicas:

1) Treinamentos internos

Realizar treinamentos internos periodicamente é o primeiro passo para promover o conhecimento no local de trabalho. Nesse caso, é importante ressaltar que não são apenas os novos funcionários que precisam ser treinados, pois toda a grade de colaboradores deve participar para aprender e trocar experiências, servindo inclusive para fortalecer o espírito de equipe da empresa.

2) Workshops e palestras

Além dos treinamentos internos, é igualmente importante investir em eventos com pessoas de fora da empresa, que tenham uma perspectiva de mercado e de negócios mais abrangente.

Para isso, é sempre uma boa ideia organizar workshops e palestras com profissionais conceituados dependendo do orçamento permitido. Esse tipo de evento também ajuda a motivar a equipe, o  beneficia a empresa, pois funcionários satisfeitos são mais eficientes e produtivos.

3) Intercâmbio entre áreas e setores

Por fim, o item mais simples de ser colocado em prática é o intercâmbio entre profissionais de diferentes áreas de atuação. Essa experiência começou a ser realizada há algumas décadas nos Estados Unidos e demonstrou grande potencial em trocas de conhecimento. Isso, pois ao se colocar um funcionário por um ou dois dias em uma área diferente da sua, o resultado é que ele terá novas perspectivas sobre o funcionamento da empresa, servindo também para fortalecer os laços entre a equipe.

4) Adote uma ferramenta de Gestão

Uma ferramenta de Gestão consegue auxiliar a implementar as dicas anteriores e muito mais. Podemos citar, por exemplo, estas características que são fundamentais para a Gestão de Conhecimento na empresa:

O Acelerato, por exemplo, é um sistema de Help Desk de uso online, fácil de usar que contribui para melhorar o trabalho dos profissionais envolvidos no setor. Com a ferramenta, é possível separar os atendimentos de acordo com categorias previamente estabelecidas como dúvidas, reclamações, elogios e etc. Isso contribui para uma maior organização do Help Desk e criação de padrões de atendimento.

Além disso, o Acelerato também é uma ferramenta eficaz para a Gestão de Projetos pois através dele, o gerente de projetos pode monitorar o que está sendo feito pela sua equipe e armazenar um grande fluxo de documentos e dados, tudo isso de forma online e com fácil acesso.

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.

——————————————————————————————-