Pesquisa de satisfação: conheça os benefícios para empresas e clientes

Conhecer profundamente os gostos e necessidades dos clientes, bem como o que lhes causa insatisfação, é a chave para que as empresas mantenham um relacionamento saudável e duradouro com estes que são sua principal razão de existência.

A pesquisa de satisfação é um mecanismo que possibilita com que organizações percebam se estão de fato realizando um trabalho satisfatório no que se refere aos produtos vendidos ou serviços prestados. Conheça as principais definições desse tipo de levantamento:

1- Como se caracteriza a pesquisa que visa medir o grau de satisfação:
Inicialmente, é imprescindível que a empresa possua um ou mais canais de comunicação com o consumidor. A pesquisa de satisfação consiste em uma série de questionamentos respondidos pelo cliente, de forma a expressar o grau de contentamento que ele apresenta em relação a algo relacionado à determinada organização ou até mesmo referente à totalidade do atendimento prestado.

2- Como podem ser feitas as pesquisas dessa natureza:
Em tempos passados as pesquisas de satisfação já apareciam, embora as companhias não dispusessem ainda de mecanismos tecnológicos mais avançados.

Na atualidade, ferramentas como o Sistema Acelerato permitem uma extensa gama de abordagens ao cliente, além de simplificar o controle sobre os dados coletados. É importante, também, que se saiba o que perguntar ao consumidor, a fim de se obter respostas cruciais para o que for mais importante em determinado momento.

3- Qual sua importância para os clientes:
Com um entrosamento maior, empresas e consumidores passam a caminhar em consonância. Dessa forma, ao expressar o que realmente acha de algum produto, por exemplo, o cliente tem o poder de modificar o que não lhe satisfaz.

Ainda que isso não ocorra de forma imediata, as organizações tem dado cada vez mais atenção a esses indicativos, pois representam a imagem que as pessoas têm do que lhes é oferecido. Sabendo-se claramente o que deve ser melhorado ou mantido, muitas empresas desenvolvem trabalhos voltados para esse enfoque e vêem nisso algo muito positivo.

4- Como as empresas se beneficiam de sua aplicação:
Embora possa parecer evidente que as organizações consigam muitos benefícios quando da aplicação das pesquisas de satisfação, o assunto possui vertentes ainda mais aprofundadas. Mudanças nos rumos da gestão podem ser adotadas, uma vez que a companhia sabe que algo não agrada à sua clientela.

Os pontos que os clientes classificam como positivos também merecem atenção, pois podem ser uma importante arma para se vencer a concorrência que se acirra cada vez mais nos dias atuais. De modo geral, essa modalidade de pesquisa é indispensável quando se deseja alcançar lucratividade e estabilidade no mercado onde se atua.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-