Como a The Economist destacou em 2017, os dados são o novo petróleo. Ou seja, é o que mais agrega valor para as empresas atualmente. E, quando falamos sobre empresas, possuímos no mínimo duas fontes de dados: nossos clientes e colaboradores. No primeiro caso, já temos várias ferramentas consolidadas para nos auxiliar nesse desafio, como, por exemplo, o Google Analitycs. Já no segundo, é um pouco mais raro de conhecer alguma ferramenta que monitore o comportamento do nosso colaborador, como um WFM.

Por isso, visando te ajudar a entender o que é o WFM e como ele ajuda a sua empresa, criamos o texto a seguir. Nele, te damos 3 motivos para ter um Sistema de Workforce Management e, te mostramos como ele auxilia a sua empresa. Confira!

Antes, vamos relembrar o que é um Sistema de Workforce Management

Conforme falamos aqui, o Sistema de Workforce Management, ou, Força de Trabalho, foi criado para ser o companheiro dos gestores, quando o assunto é o Gerenciamento de sua Equipe.

Eles normalmente são utilizados em equipes de atendimento ao cliente, visando aumentar os índices de felicidade do consumidor, gerenciando itens como a previsão de chamados; a Análise da Quantidade Necessária de Atendentes por turno; o Monitoramento dos Indicadores de Desempenho; a Criação de Melhores Escalas; entre outros.

Vale frisar que esse tipo de sistema tem como seu principal objetivo, aumentar a produtividade de sua empresa, aproveitando melhor o potencial de cada colaborador. Afinal, não temos efetividade em gerenciar algo que não conseguimos medir, não e mesmo?

Agora que relembramos o que é o Sistema de Gestão de Força, vamos aos 3 Motivos para se ter um Sistema de Workforce Management!

Vamos aos 3 motivos para se ter um Sistema de Workforce Management

Agora que nós já sabemos o que é um Sistema de Força de Trabalho e como ele consegue ajudar a minha empresa, vamos entender 3 grandes motivos para se ter um Sistema de Workforce Management. Eles são:

  1. Planejamento efetivo de suas demandas;
  2. Maior retenção dos seus talentos;
  3. Redução nos seus custos.

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses motivos!

Planejamento efetivo de suas demandas

O primeiro dos motivos para se ter um Sistema de Workforce Management, é que ele te fornece maior previsibilidade sobre a sua empresa. Assim que implementado, ele acaba se tornando uma peça chave para se ter o controle detalhado de todo o ambiente de trabalho, isso inclui os horários de seus colaboradores, a performance deles, o tempo de ociosidade (caso exista), medir o tempo padrão de finalização das atividades, entre outros benefícios.

Isso se torna possível após o mapeamento dos seus processos, que são responsáveis por identificarem as atividades de sua empresa e seus executores. Isso é realizado, normalmente, através de fluxogramas, que são essenciais para definirem a rotina de cada cargo, de acordo com o descritivo feito pelo RH da sua empresa.

Maior retenção dos seus talentos

Já o segundo, está bastante relacionado ao primeiro motivo, já que ele é diretamente afetado pelos fluxogramas e melhor aproveitamento da jornada de trabalho do colaborador, evitando excessos de horas extras e sobrecarga de demandas. 

Estamos falando de aumentar a sua retenção de talentos, algo que é o objetivo do RH de muitas empresas. E como o Workforce Management nos ajuda nesse ponto? Simples, por nos possibilitar entender qual o número necessário de colaboradores para atender as demandas existentes e, nos dando previsibilidade para as necessidades futuras.

Além disso, esse tipo de sistema possibilita para os gestores criarem melhores escalas de trabalho, sempre de acordo com o colaborador. Isso facilita a vida deles, uma vez que eles ganham previsibilidade e conseguem se programar da melhor maneira.

Outro exemplo do uso do Workforce Management é na criação de melhores programas de incentivo, desafiando seus colaboradores e tendo a plena certeza de que eles irão dar o máximo para garantirem mais uma recompensa.

Redução nos seus custos

O terceiro e último motivo que apresentamos em nosso texto, é o da redução nos nossos custos. Mas por que isso acontece? É simples de entender. Afinal, quando temos um planejamento realizado de forma efetiva e orientado por dados, conseguimos alocar melhor os nossos recursos. 

Dessa forma, temos um panorama totalmente fiel à nossa equipe, o que impede que se gaste mais do que o necessário para que a nossa operação consiga operar sem que nenhum colaborador fique sobrecarregado.

Isso faz com que você consiga ter seus profissionais alocados estrategicamente, maximizando a capacidade de atendimento dos seus colaboradores e diminuindo consideravelmente os períodos de ociosidade. Assim, ao termos mais estratégia em nosso atendimento, além de reduzirmos os custos com horas extras e de maximizarmos nossa produção, conseguimos reter mais nossos colaboradores.

Dessa forma, temos menos gasto com questões trabalhistas e, melhoramos ainda mais o ambiente de nossa empresa, tornando ela em um bom lugar para se trabalhar.

Conclusão

Legal entender como esse tipo de sistema faz a diferença para a sua empresa e também conhecer alguns motivos para ter um Sistema de Workforce Management, não é mesmo?

Além disso, como vimos acima, esse tipo de sistema faz a diferença para a sua área de Recursos Humanos e também para o seu colaborador, melhorando cada vez mais  a sua jornada de trabalho, contribuindo para sua retenção.

E, para ajudar você, gestor, a manter o nível de motivação de seus colaboradores sempre em alta, baixe gratuitamente o nosso e-book “15 Dicas para Liderança de Equipe de Atendimento”. Nele, te mostramos algumas das principais boas práticas que certamente irão te ajudar a aproximar cada vez mais do seu colaborador!

Cadeia de Valor

Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e agende uma demonstração com um de nossos especialistas clicando aqui