Gestão de pessoas é uma atividade estratégica nas empresas que ainda recebe poucos investimentos. Isso causa grandes prejuízos para os caixas das corporações e muitos nem se dão conta disso. Uma métrica fundamental de gestão de pessoas e custos é o Turnover.

Quer aprender o que é turnover e por que sua empresa perde dinheiro com um turnover alto? Então continue lendo.

Mas o que é Turnover?

Dentro da área de gestão de pessoas, um dos números que devem ser acompanhados de perto é o Turnover. Essa métrica calcula a rotatividade de funcionários, sejam pedidos de demissão ou quando a empresa dispensa o colaborador.

Quando grande parte do turnover for causado por pedidos de demissão é um sinal de alerta sobre o clima organizacional e a motivação dos colaboradores.

Como calcular o turnover?

O cálculo do turnover é bem simples:

Número de demissões + número de admissões/2 x 100

Número de funcionários ativos

Caso sua empresa possua um turnover acima de 5% é sinal de que há algo de errado.

Outra dica interessante é calcular o turnover por outros recortes além do total de funcionários. Muitas vezes, a empresa vai bem, mas há um setor onde o líder não está motivando os colaboradores ou cobrando demais deles. Em outros cenários, depois de certo tempo de casa, o profissional pode se sentir desmotivado por falta de crescimento e buscar sair da empresa.

Por que acompanhar o turnover?

O Turnover é um excelente indicador da saúde organizacional. Isso, pois perder funcionários prejudica (e muito!) a operação da empresa.

Há inúmeros gastos que podem ser evitados quando uma empresa tem a taxa de turnover sob controle. Por exemplo:

  • Gastos com seleção e recrutamento;
  • Gastos com treinamento;
  • Operação prejudicada com a saída do funcionário;
  • Custos pelo desligamento do funcionário (como direitos trabalhistas e indenizações);
  • Custos médicos de funcionários;

Os perigos de altas taxas de turnover no call center

Em geral, um call center é uma das áreas com as maiores taxas de turnover. Porém, já vimos o quanto isso pode ser prejudicial a operação. Não naturalize esses números e busque formas de mitigar esse problema hoje mesmo.

Vale destacar que o alto turnover no call center afeta números importantes como satisfação de clientes, tempo de resposta, first call resolution e muitos outros. Isso, porque funcionários ainda em treinamento (ou recém-treinados) dificilmente vão performar tão bem quanto os mais experientes.

Formas de evitar uma taxa alta de turnover

Existem algumas ações que ajudam a manter as taxas de turnover sob controle. Por exemplo:

  • Bom recrutamento e seleção;
  • Ambiente de valorização do colaborador;
  • Reveja processos;
  • Plano de carreira;
  • Rotina com feedbacks;
  • Ofereça treinamentos;
  • Esteja atento ao mercado;
  • Esteja atento ao profissional que é líder imediato.

Agora vamos nos aprofundar em cada um destes pontos.

  • Recrutamento e seleção assertivos

 

Como já dissemos, o turnover é impactado também quando a empresa dispensa os funcionários. Muitos problemas dessa natureza poderiam ser evitados com um bom processo de recrutamento e seleção.

  • Ambiente de valorização do colaborador

Nem todo benefício precisa ser monetário, como por exemplo, horário flexível, descontos em produtos ou serviços entre outros. O importante aqui é aumentar a sensação de bem-estar dos colaboradores e a forma como eles enxergam a empresa.

Uma excelente forma de verificar a opinião dos funcionários com a empresa, é através de uma pesquisa de clima organizacional.

Ações de endomarketing devem ser muito bem pensadas para, de fato, motivar e engajar os funcionários.

  • Reveja processos

Muitas vezes, a causa da insatisfação dos colaboradores vem de processos mal pensados e morosos. O funcionário se sente amarrado e não vê o motivo de realizar tarefas de determinada maneira.

Colete feedbacks e sugestões sobre os processos internos e os que afetam os clientes. Além de um possível ganho de produtividade, os funcionários se motivam ao perceberem que a empresa está interessada em ouvi-los.

  • Plano de carreira

Muitas vezes o colaborador deixa uma empresa pois sente que na posição que está não conseguirá crescer. E neste caso não se trata apenas de salários, mas também de cargos e aprendizado.

Por isso, criar um plano de carreira onde o funcionário sinta que está evoluindo é fundamental para garantir sua satisfação.

  • Rotina com feedbacks

Quando o colaborador não possui feedback, ele fica no escuro sobre sua atuação. Lembre-se que o objetivo de um feedback é o crescimento do colaborador.

Uma empresa com rotinas de feedbacks, em todos os níveis hierárquicos, visa a qualidade do trabalho e que todos estejam com os mesmos objetivos.

  • Ofereça treinamentos

Outra atitude que mostra que a empresa se importa com a evolução dos colaboradores é oferecer treinamentos, sejam técnicos ou comportamentais.

Além disso, o próprio ganho de produtividade do funcionário que agora possui (exerce) uma nova competência já é um benefício para a empresa.

Descubra Como treinar sua equipe de Atendimento quando não há tempo para treinar.

  • Esteja atento ao mercado

Quando o mercado está aquecido o colaborador tem mais chances de trocar de emprego, quando insatisfeito. Fique atento se a remuneração e as atribuições dos cargo da sua empresa são compatíveis com o mercado.

  • Esteja atento ao profissional que é líder imediato

Já ouviu o ditado “Pessoas não abandonam seus empregos; elas abandonam seus chefes”? Pois muitas das vezes ele explica altas taxas de turnover quando se analisa certos departamentos ou setores em comparação a empresa toda.

A empresa pode não saber a diferença entre chefe ou líder, mas os colaboradores sabem. E vão buscar trabalhar com o segundo tipo.

Conclusão

A boa operação de qualquer empresa depende da motivação e participação dos colaboradores. Por isso, acompanhar o turnover é fundamental!

Agora que você sabe o que é turnover não há porque não acompanhar esse número. Tenha um time engajado e unido, e assim atenda seus clientes com excelência!

Quer receber as últimas novidades sobre atendimento? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.