Na hora da contratação sempre surge aquela dúvida, Qual melhor cargo e salário para esse profissional? Será que estou sendo competitivo com o mercado? Será que não estou pagando a mais ou a menos?

Se você Gestor tem essas dúvidas, provavelmente você não tem bem estruturado em sua empresa um bom plano de cargos e salários.

Cargos e Salários

Esse plano consiste em primeiramente definir um cargo com suas determinadas tarefas e funções de forma detalhada para que facilite na contratação e na classificação dos demais cargos.

Feito isso será necessário definir o salário que aquele determinado cargo deve receber, é importante que você esteja linkado com o mercado de trabalho, fazendo pesquisas em concorrentes e sempre mantendo a competitividade.

Esse plano bem estruturado não só ajuda na contratação de novos profissionais, como também a não gerar desmotivação com os funcionários já efetivos.

Para se ter uma possibilidade de diferenciação maior, é interessante classificar os cargos e salários por categorias, como por exemplo: Junior, Pleno e Senior e podendo estender ainda mais como: Junior 1, 2 e 3, Pleno 1, 2 e 3 e Senior 1, 2 e 3, isso faz com que o Gestor não erre nem para mais nem para menos, mas caso mesmo assim isso ocorra, o erro não terá sido tão grande, pois a promoção de um nível de 1 para 2 não será tão grande quanto seria de Junior para Pleno, por exemplo.

Definido o seu plano de cargos e salários, é interessante que a empresa deixe claro as formas com que poderão ocorrer as próximas promoções e que os funcionários tenham em mente que não existe uma regra para isso, a promoção pode ocorrer por tempo de empresa, metas cumpridas, pró-atividade, diferencial, de acordo com as necessidades da empresa.

Lembrando que Benefícios e Plano de Cargos e Salários são coisas distintas, os benefícios auxiliam e muito na atração e retenção de talentos, porém não substituem uma promoção salarial, assim como uma promoção salarial em longo intervalo de tempo não surtem efeito, pois o salário só é atrativo ao funcionário até ele se acostumar a gastar aquele valor, é uma motivação temporária.

As vantagens que podemos ter são muitas, como por exemplo, atrair profissionais mais qualificados, retenção de talentos, ter os funcionários sempre motivados, pois sabem que ganham um salário competitivo de maneira justa, além de fazer com que eles se empenhem em dar resultados para a empresa, pois sabem que isso é um dos critérios para a promoção, e por ai vai.

Não deixe a concorrência te pegar, esteja sempre um passo à frente, se atualize, promova e inove, invista em seus profissionais.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-