Atualmente, um dos grandes desafios das empresas, é o de ter uma equipe motivada e com um bom relacionamento. Por isso, um tipo de atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos, é o Team Building.

Por isso, para te ajudar a entender mais sobre esse termo e descobrir como aplicar ele em sua equipe de atendimento pode ser benéfico, criamos o texto a seguir. Confira!

O que é o Team Building?

Quando falamos sobre team building, logo vem a nossa mente a tradução “construção de equipes”. Porém, ele não é focado no treinamento teórico, a fim de melhorar as habilidades técnicas dos seus colaboradores.

Esse tipo de treinamento é focado em fortalecer os laços afetivos dos funcionários. Além disso, ele possibilita a criação de amizades entre os participantes, agregando cada vez mais valor para a empresa. Afirmamos isso, porque colaboradores engajados e com uma relação mais profunda, possuem maior senso de comunidade. 

Logo, se alguém do time está com alguma dificuldade, todos irão trabalhar para ajudar essa pessoa a chegar no mesmo patamar do restante.

Apesar do team building parecer um pouco “simples”, ele é importantíssimo para que o relacionamento das equipes de sua empresa fique cada vez melhor.

Qual a importância do Team Building para os colaboradores

Como dissemos, além de melhorar o relacionamento das equipes, os treinamentos de team building oferecem mais benefícios para as empresas. Eles são:

  • Gera o sentimento de pertencimento para os colaboradores;
  • Melhora a comunicação entre os colaboradores;
  • Aumento do engajamento geral

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas questões!

Gera o sentimento de pertencimento para os colaboradores

Apesar de existirem diversos perfis de pessoas em uma equipe, esse tipo de atividade ajuda a despertar o sentimento de pertencimento nos colaboradores. Isso acontece porque quando os participantes jogam juntos, eles acabam conhecendo-se melhor. Dessa forma, é possível desenvolver um tipo de conhecimento que não é conseguimos de adquirir durante a jornada de trabalho.

Melhora a comunicação entre os colaboradores

Como dissemos acima, cada pessoa possui um tipo de perfil, o que pode acabar dificultando a comunicação entre eles durante o dia a dia de trabalho. 

Por isso, esse tipo de atividade é tão importante. Afinal, é durante as atividades de team building que conseguimos notar quais colaboradores possuem algumas qualidades como rapidez, maior atenção nos detalhes, melhor oralidade e espírito de liderança, melhorando a harmonia e facilitando a criação dos vínculos entre os funcionários.

Aumento do engajamento geral

Apesar das equipes já trabalharem em conjunto, normalmente esse tipo de atividade fortalece o engajamento entre colaborador e empresa. 

Isso acontece porque os colaboradores criam laços mais fortes entre si durante os exercícios de team building, aumentando seu sentimento de pertencimento a equipe e empresa.

Quais benefícios o team building oferece para as empresas

Como acabamos de falar o que esse treinamento oferece para as equipes e colaboradores, vamos entender agora, quais são os percebidos pelas empresas. Eles são:

  • Aumenta a qualidade das entregas
  • Maior rapidez na solução de problemas
  • Oferece uma experiência cada vez melhor para os clientes

Agora, vamos destrinchar elas para entender melhor esses pontos.

Aumenta a qualidade das entregas

Como falamos anteriormente, as estratégias de team building geram um maior sentimento de pertencimento à empresa e aumentam o engajamento dos colaboradores. Logo, conseguimos observar uma melhora na qualidade de nossas entregas. 

Isso acontece porque uma vez que nossos funcionários estão mais felizes, eles entregam as demandas com maior sinergia, transformando-se em um dos pontos fortes da sua empresa.

Maior rapidez na solução de problemas

Com uma equipe unida, o pensamento diante de algum bug ou problema vai ser único: resolvê-lo. E, porque afirmamos que essa rapidez é notável? 

Simples, porque uma equipe pensando juntos na solução do problema, é muito mais rápida do que apenas uma ou duas pessoas trabalhando na demanda “isoladas”.

Oferece uma experiência cada vez melhor para os clientes

Com esse espírito de cooperação implantado na empresa, os clientes com certeza terão uma experiência melhor em seu ambiente. Afinal, é perceptível quando uma equipe é unida e trabalha feliz.

Por isso que, quando essa experiência é boa, a facilidade de se fidelizar o cliente é muito grande. Isso facilita e muito o trabalho do seu Customer Success.

Alguns exemplos de atividades de Team Building

Os exercícios de team building normalmente acontecem fora das empresas. Mas isso não significa que é uma regra. Existem diversas atividades que podem ser realizadas dentro das empresas. Abaixo, vamos entender mais sobre todos os tipos de ações:

Atividades para induzir a interação

Ideais para quebrar o gelo, elas são atividades simples e que não demandam mais do que papel, caneta e disposição dos colaboradores. Um grande exemplo de tarefa, é o de 2 verdades e 1 mentira. Ela é ideal para descobrir coisas sobre o colega que você jamais imaginaria.

Outro bom exemplo de experiência desse tipo, é o de escrever 3 hobbies e fazer os colegas adivinharem quem é quem com base nos gostos. Isso com certeza vai trazer algumas surpresas e fará os colaboradores integrarem-se melhor.

Café/almoço em equipe

Essas são atividades que incentivam o convívio. No café em equipe, é legal propor que os colaboradores tragam algo que eles tenham feito. O resultado é surpreendente, afinal, não conhecemos os “dotes culinários” de nossos funcionários.

Já o almoço em equipe é legal para quando atingirmos um objetivo em comum. Ele é uma boa desculpa para comemorar as conquistas, além de fazer com que todos os colaboradores interajam entre si.

Escape Room

Já quando falamos das famosas salas de fuga, o objetivo é um só: descobrir a resolução do enigma, utilizando o trabalho em equipe e praticando a escuta ativa

Existem locais especializados nessa brincadeira, como, por exemplo, o Escape 60′, que conta com salas temáticas e atividades com duração de no máximo 60 minutos.

O Escape Room é ideal para descobrir as características dos colaboradores e mostrar como o trabalho em equipe é fundamental para que todos alcancem o objetivo em comum, o de escapar da sala! Abaixo, um vídeo que demonstra melhor como é essa atividade.

Torre de Marshmallow

O desafio do marshmallow é tão famoso, que diversos experimentos já foram realizados com ele. Aqui, a grande sacada é criar a maior estrutura estável com 20 palitos de espaguete, um metro de fita e um metro de corda. 

É interessante analisar como as pessoas se saem no trabalho em equipe e quem acaba por “tomar” a frente das equipes. 

Para entender melhor sobre essa atividade, confira o vídeo abaixo!

Conclusão

Agora que você já entendeu como o team building funciona e conhece os benefícios dele para a sua equipe, que tal implantar ele na sua empresa? Essa estratégia só te trará benefícios e com certeza seus colaboradores ficarão mais engajados.

E também, para te ajudar nesse desafio, confira o e-book que fizemos com 15 Dicas para a Liderança da sua equipe de Atendimento. Afinal, há diversos desafios ao longo da rotina de uma equipe de atendimento ao cliente que o líder precisa, não só, antecipar, mas também, ter um plano para resolver e você tem de estar preparado para isso.